Mundo Animal: Plenário lota em defesa do Centro de Controle de Zoonoses para Conquista

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

Pela causa animal centenas de pessoas lotaram o Plenário Vereadora Carmem Lúcia discutindo a criação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Vitória da Conquista. O evento realizado na noite desta sexta-feira (9), sob a batuta do vereador Sidney Benedito de Oliveira (PRB) contou com as presenças dos deputados estaduais Herzem Gusmão (PMDB), Marcell Moraes (PV) e Sidelvan Nóbrega (PRB) e a deputada federal Tia Eron (PRB), além de vereadores e diversos ativistas da Capital do Sudoeste Baiano.

DSC_1088

Sidney lembrou que desde o ano passado tem entrado com uma série de indicações e projetos voltados para a questão dos animais em Vitória da Conquista, como por exemplo, a indicação de construção e ampliação de um Centro de Zoonoses Municipal. Segundo a indicação, aprovada no dia 6 de fevereiro, o Centro de Zoonoses “oferecerá serviços públicos na prevenção de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos”.

DSC_0966

A indicação aponta que o Centro de Zoonoses poderá atuar no controle de populações de animais domésticos como cães, gatos e animais de grande porte, e no controle de populações de animais sinantrópicos como morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros, além de poder promover inspeções zoosanitárias, vacinação antirrábica, castração, recolhimento de animais, controle de dengue, acompanhamento de acidentes por maus-tratos, monitoramento de zoonoses, educação para a população sobre as principais doenças e outros serviços.

DSC_0953

Presente no debate, o promotor de Justiça, Carlo Robson Leão, disse que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) prepara um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que formalizará o compromisso da Prefeitura Municipal em construir um Centro de Controle de Zoonoses. “O município, informalmente, informou que não existe essa necessidade porque estaria preparando a construção do centro. De qualquer forma, nós vamos formalizar a minuta. Se houver a recusa da assinatura do termo, a única alternativa que nos resta é uma Ação Civil Pública”, detalhou. Confira algumas fotos registradas pelo Blog do Anderson.


Os comentários estão fechados.