Em pouco mais de três meses cumprindo o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, o radialista Herzem Gusmão Pereira (PMDB) tem se movimentado e provocando muitos debates para o Sudoeste Baiano. Na última semana, por exemplo, uma de suas demandas foi apreciada pelo governador Rui Costa e poderá resultar na reabertura do Hospital Crescêncio Silveira.
“O prefeito e o vice-prefeito [Guilherme Menezes de Andrade e Joás Meira Cardoso] são médicos e sabem que tenho razão. Recentemente divulgamos que segundo um dado da OMS, Vitória da Conquista tem uma média de leitos hospitalares ridícula, preconiza a OMS que precisamos ter de três a cinco vagas para cada mil pessoas, o Estado da Bahia possui média 2,14 e a cidade de Vitória da Conquista média 0,05. Porque isso?”, indagou o peemedebista.
“A desativação da obstetrícia do Hospital de Base [Hospital Geral de Vitória da Conquista], o descredenciamento da CUPE (Clínica de Urgência Pediátrica), a desativação do hospital Crescêncio Silveira, a privatização do Hospital Esaú Matos e essas questões resultam na avaliação negativa da nossa cidade. Nós fizemos um pleito para a reativação do hospital que foi concebido pelo doutor Sebastião Castro e concordo com a sugestão do prefeito para que aquele hospital funcione como hospital do idoso, das crianças e das mulheres. Acho que com isso nós ganharemos e a administração ganhará”, afirmou em entrevista ao Blog do Anderson na noite da última sexta-feira (12).
A respeito de sua pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão se esquivou, mas citou “Arlindo Rebouças, Marcelo Melo, Esmeraldino Correia e Nilo Coelho”. Para Herzem não existe dificuldade para derrotar o Partido dos Trabalhadores na Capital do Sudoeste Baiano. “Todo os candidatos do PT estão derrotados pela opinião pública. O PT acabou e o cidadão petista sabe que não conseguirá deslanchar, agora cabe a eles a escolha”, disparou. Ouça a entrevista completa gravada ao lado do Acarajé da Queza, na Praça Barão do Rio Branco.