O ex-vereador José Willian Nunes Oliveira está definitivamente aposentado da disputa eleitoral, mas permanece ativamente na Política Conquistense. Agora ele estará com atenções voltadas para a eleição de um velho amigo e parceiro que colaborou para o seu êxito resultando numa sequência de seis mandatos consecutivos à Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Trata-se de Gilmar Dias Ferraz, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Vitória da Conquista. Na manhã do último domingo (12) o BLOG DO ANDERSON conversou com Gilmar e Zé Willian que falaram sobre a parceria e outros assuntos destes momentos que antecedem às Eleições 2016.
BLOG DO ANDERSON: Zé Wiliam, nova fase da política de Conquista, qual será o seu rumo no ano que vem?
José Willian: Meu rumo na política? Primeiramente, você sabe que eu sou um homem de oposição. Toda vida eu fiz política na oposição. Não uma oposição raivosa, mas uma oposição construtiva feita com seriedade querendo o bem comum da cidade. Então a minha meta inicial é continuar onde eu sempre estive. Eu vou aguardar para ver quem são os candidatos a prefeito e a partir daí começar a fazer ao trabalho junto aos amigos que a gente sempre tem. Leia a entrevista na íntegra.
BLOG DO ANDERSON: Fabrício [deputado estadual pelo PCdoB e prefeiturável em Conquista] é amigo seu também né?
José Willian: É sim, Fabrício é uma pessoa que eu quero bem. Eu me dou mito com ele, na última eleição eu não fiquei com ele porque eu acho que ele não conduziu bem as coisas e eu terminei, inclusive, não votando em Fabrício. Mas é uma pessoa a quem eu quero bem. Então eu não tenho dificuldade nenhuma em conversar com Fabrício. Agora, hoje eu tenho uma posição muito clara com referência a candidatura de vereador. Como eu não sou mais candidato a vereador, eu tinha como ideia inicial de colocar o meu filho Rafael como candidato. Mas depois analisando bem as coisas, Gilmar decidiu ser candidato a vereador. E como é uma pessoa a quem eu devo muito, que sempre esteve do meu lado, é evidente que eu, não sendo candidato, e ele sendo candidato, então eu tenho obrigação e o dever de apoiá-lo. Vou fazer um trabalho inicialmente para vereador para Gilmar Ferraz. E prefeito, vamos aguardar para ver quem são os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista para a partir daí, juntamente com Gilmar, juntamente com os amigos, a gente tomar uma posição conjunta.
BLOG DO ANDERSON: Vai ganhar mesmo Gilmar?
Gilmar Ferraz: Claro. Eu não coloco nenhuma disputa para brincar. Eu coloco sempre minhas disputas para ganhar. Então eu estou tentando conversar com todos os amigos que sempre nos acompanharam com a coordenação do meu querido amigo e irmão José William, muito experiente no processo político do nosso município e seguindo as orientações de Zé para que a gente possa acertar. Esse é o objetivo principal da nossa pré-candidatura a vereador aqui no nosso município de Conquista.
BLOG DO ANDERSON: Qual é o partido?
Gilmar Ferraz: Ainda não está definido, estamos esperando o desenrolar das coisas para que a gente possa definir um partido porque nenhum candidato pode ser candidato sem partido e nós estamos ainda conversando com todos os partidos pra que a gente possa encontrar um caminho para nossa candidatura.
BLOG DO ANDERSON: E os rumos do sindicato no caso, você deixa o Sindicato? Como fica?
Gilmar Ferraz: Essa é uma coisa para posteriormente à eleição. Nesse primeiro momento nós estamos primeiro discutindo a nossa posição em relação a nossa candidatura e depois escolher um nome de apoio candidato a prefeito e após a eleição, se assim eleito for, a gente discutir a questão do sindicato.
BLOG DO ANDERSON: Tem nome já, Gilmar, para substituir você?
Gilmar Ferraz: Nome são todos que estão na diretoria. São excelentes nomes para assumir a entidade. Então nós vamos nos reunir pra que a gente possa, dentre tantos, escolher um nome para assumir o meu lugar caso eu seja vitorioso no processo do próximo ano.
BLOG DO ANDERSON: Quem quer ser candidato também é Guimarães, o vice seu lá, como fica? Tem unidade lá? Vai rachar? Ele é candidato, você será candidato também?
Gilmar Ferraz: Estamos conversando, nossa diretoria é uma diretoria muito coesa, nós temos um grupo que já trabalha junto há quase 30 anos e essas coisas menores a gente não cogita. A gente segue sempre na discussão e nós vamos afunilar para um nome só para o próximo pleito de 2016