A equipe Time Agro Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), finalizou com sucesso em Vitória da Conquista a primeira série do Dia de Campo, na última sexta-feira (17), na Fazenda Santana. Além de Conquista, o evento foi realizado em outras três principais regiões da Bahia produtoras de madeira: Recôncavo Baiano, regiões Oeste e Sul, focando em dois temas principais do Programa Mais Árvores: Manejo florestal para usos múltiplos da madeira e Gestão da Propriedade Rural.
Os demais módulos do programa e a instalação da unidade produtiva em cada região estão programados para 2016. Para Wagner Correia, presidente da Associação de Silvicultores do Sudoeste da Bahia (Assosil), a realização deste evento em Conquista incentiva os produtores rurais a plantar florestas comerciais, pois mostra a aptidão da região Sudoeste para a produção de madeira na Bahia. “Estamos muito felizes por Conquista sediar o Programa Mais Árvores, e estamos mais contentes ainda pelo sucesso de ter mais de 170 inscritos, com muitos produtores rurais representando todos os municípios da região”, ressalta.
Esta ação faz parte do Programa Mais Árvores da CNA que tem por objetivo incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos (produtos madeireiros e não madeireiros), com tecnologia aplicada, nas principais regiões com aptidão florestal do país. Para a sua realização, a CNA conta com o apoio das Federações de Agricultura, SENAR regionais, Sindicatos Rurais e instituições parceiras, a exemplo da ABAF.