Lucas chegou!

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia

Sim, Lucas chegou. Foi uma viagem iniciada há nove meses, não sabemos ao certo o dia da partida, enquanto a chegada era apenas uma noção. Sua nave deslocou-se vagarosamente até o dia em que aportou em nosso mundo. Era esperado com ansiedade, e todos faziam previsões quanto a sua chegada, todos falharam, mas enfim ele chegou. Leia na íntegra.

Vai encontrar um mundo difícil, desigual e injusto, mas nem por isso menos fascinante, pois a vida é bela. Ele terá a oportunidade de contribuir para uma existência melhor. O mundo precisa de gente assim, disposta, otimista e corajosa. Ele não precisará ser um herói, basta que seja bom. A estrada é longa, nem sempre o caminho é deserto, terá encontros e os desencontros da sequência natural da existência. Ele compreenderá que não há nada de novo debaixo do sol, mas que o mundo pode ser melhor.

No caminho para visitar Lucas, eu pensei nos casos que eu contarei a ele. Falarei do meu tempo de menino, que não faz muito tempo. Falarei das histórias do seu pai quando menino, contarei sobre suas tias e sobre a sua vó. Inventarei mentiras e fantasias que as crianças gostam de ouvir. Contarei do meu cachorro e de tudo mais que eu me lembrar. Eu tenho muito o quê contar, e ele deverá ter paciência para ouvir.

No caminho, entre tantos pensamentos, ensaiei o meu cumprimento a Lucas, mas logo me dei conta que ele ainda não sabe a nossa língua. Vindo de outro lugar, o seu idioma é difícil, o mesmo ele pensa sobre o nosso. O tempo o ensinará a comunicar e logo teremos um bom parceiro para uma boa conversa e trocaremos dois dedos de prosa, pessoalmente ou por Whats app. Eu sabia que a minha saudação não teria reposta imediata, mas ainda assim a fiz: Oi, Lucas!

Uma vida que se anuncia trás esperança, surge como um sopro em direção à bondade e à luminosidade do universo alimenta e a nossa expectativa de ocorrer mudanças positivas. Não permite a desistência dos nossos sonhos e nos deixa recuar diante das dificuldades. Problemas! Sempre os teremos. Continuamos com a questão dos refugiados, tão bem retratado por Fellini em “La Nave Va”, escravidão, fome, a falta de liberdade, tortura e corrupção. Sei que tudo isso tem solução.

Fiz como planejei. Cheguei e disse: Oi, Lucas! Ele não respondeu, nem sequer olhou para mim, mas compreendi e sei que em alguns meses ele saberá o nosso idioma e em um dos nossos encontros ele dirá: Oi, vô! 100815

 


5 Respostas para “Lucas chegou!”

  1. barbara dos santos

    parabéns…lucas vai amar ouvir suas historias..

  2. Luiza Nayara

    Que lindo texto…
    Boa sorte para Lucas!
    Parabéns para vcs.

  3. Heloisa Garcia

    Dr. Jorge Maia sempre com excelentes histórias e carregadas de detalhes, um enredo fabulo.
    Parabéns Lucas, vc chegou para viver tudo isso que seu avô escreveu e viver com muitas felicidades.
    Parabéns para vcs!!!

  4. ALBERTO

    Amigo Maia

    Parabens !!! As suas historias se prolongarão em Lucas. É eterno. as gerações vai continuar a nossa saga. Um dia qualquer, Lucas, contará as historias vividas por ele, e algumas contadas por você. para os filhos, netos… E a Nave se va…

    Grandes abraços
    Alberto

  5. Maria Trindade

    Já,já Lucas lerá este texto de 10/08/2015 cheio de orgulho pelas homenagens do vovó e tb ávido pra ouvir os muitos causos q este vó tem na memória…e como tem e tb inventa.

Os comentários estão fechados.