Cerca e cinquenta jovens vítimas da vulnerabilidade social permanecem morando a céu aberto em Vitória da Conquista. Há pelo menos cinco anos que cerca de cem pessoas escolheram a avenida Integração como morada. Na manhã desta sexta-feira (21) um novo cenário tem despertado olhares de quem passa pela região. Pelo menos cinco barracas de camping foram montadas sobre a calçada servindo de abrigo até mesmo para um recém-nascido. Populares reclamam da presença e dizem que além do consumo de drogas, muitos infratores dessa comunidade têm agido diuturnamente nessa movimentada região da Capital do Sudoeste Baiano.
17 Respostas para “Cenas Urbanas: Moradores de rua ganham barracas de camping em Vitória da Conquista”
Jose Vieira Filho
Bom dia!!!
A boa ação de tantas pessoas, doando roupas e alimentos vem trazendo transtorno para todos os comerciantes desta região. Todos os dias temos que limpar restos de comida, roupas e tantas outras coisas consumidos por eles, ao invès de ficarem alimentando esta situação deveriam leva-los para um abrigo e procurar regeneralos.
Ana Clara
Isso é uma pouca vergonha,enquanto isso casas populares,estão abandonadas estão sendo usadas como ponto de trafico.Nosso prefeito não toma nem uma atitude quanto a isso!Espero que com esse aviso a prefeitura de Vitória da conquista tome alguma atitude e mande um supervisor da caixa,passar dando uma olhada nos condominios dos residenciais do Miro Cairo.
Mineiro - empresário
Deve se destacar que, já que não existe uma política social adequada para esta questão degradante e desumana, cabe a sociedade conquistense assim como os empresários locais se sensibilizarem considerando o enorme frio que se instala em Vitoria da Conquista-BA nessa época do ano…
Observação.: Dentro de cada barraca desta contém um colchão inflável de casal contendo uma bomba manual de enchimento, foram entregues 11 kits ontem a noite dia 20.08.2015 com um custo unitário equivalente a R$ 148,00 ( kit Barraca + Colchão ) adquiridos no Bom Preço.. ( Caso alguém se habilite… )
André
José Vieira a função da limpeza urbana é de competência do poder publico municipal, assim como a de abrigá-los em local apropriado.
oracio
mineiro porque voce nao pega esse 148.00 e doa para casa do andarilho ou para caso do canser em vez de doar para esses drogados e marginais
Cintia
Gostaria de parabenizar a iniciativa do do doador ou doadores, pois se a iniciativa pública tem sido insuficiente, cabe a nós ajudar e não ficarmos de braços cruzados, apenas reclamando. Reivindicar melhorias é um direito de todos, entretanto, se cada um fizer sua parte e adquirir pelo menos um kit desse, tenho certeza absoluta que será amenizado o problema do frio e de pertences espalhados pela rua.
Quanto ao comentário infeliz anterior, só tenho a dizer que lamento pela sua pobreza de espírito e falta de compaixão, quando diz: “A boa ação de tantas pessoas, doando roupas e alimentos vem trazendo transtorno para todos os comerciantes desta região.” Deus tenha misericórdia de você.
E quanto ao empresário de bom coração, Deus o abençoe e retribua por tudo que fez.
Celina
Empresário, sugiro que o senhor se informe sobre as políticas públicas para as pessoas em situação de rua e drogadição, pois o assistencialismo só garante a permanência dessas pessoas, sem resolver o problema, ao contrário, pode tornar o problema crônico.
Enquanto assistente social lamento muito que a sociedade continue enxergando a higiene social como solução, ao invés de tratar os indivíduos com respeito. Respeitando inclusive que ele pode precisar de um tempo para aceitar ser tratado (ao invés de ser internado a força), que estar ali pode ser uma escolha temporária (sabia que muitos ali tem casas ou são de outras cidades?) até ser reinserido socialmente.
Existem serviços que oferecem a dormida, o banho, a alimentação, passagem para retornar para a cidade de origem, encaminhamento para serviços de saúde e emissão de documentos e tratamento do uso das drogas. Inclusive, a droga tem sido apontada com o principal motivo da permanência deles ali, mas, não vale dizer que “aí é caso de polícia” porque não é só isso e higiene social não resolve.
Sugiro também que fortaleçam os serviços existentes, como a Casa do Andarilho. Vá lá, visite, leve kits de higiene, alimentação, cobertores, pague parte da conta de luz etc, mas, fortaleça o atendimento que não coaduna com a permanência deles nas ruas.
ROBERTO
Se partiu de voce essa atitude mineiro, Parabéns. A vida e ingrata, não sabemos para quem será o frio de amanhã.
Paulo Fernando s costa
Fico pensando na falta de um planejamento para emfrentar essas questões sociais . Isso e uma vergonha para os representante que governam essa maravilhosa cidade , tendo em vista o crescimento da população e preciso levar em conta que casos dessa natureza como pessoas em situação de rua crece paralelamente , a vulnerabilidade social está ligada a vários fatores a falta de interesse dos representantes que consequente da ma rgens para violência o consumo de drogas prostituição e um crescimento desordenado , ” aí quando chega nos palanques as situações são resolvidas muito rápido cria moradias fictícias resolve a saúde para os dependentes químicos mete polícia como se fosse caso de repressão e não de saúde pública , então Sr . prefeito deputados deixam a honestidade ocupar o lugar da corrupção , e investem em albergues com planejamentos de reinserção oficinas sócio educativas prá não tornar isso em fenômeno como na grandes metrópolis já considerados caso sem solução deixando pessoas morrerem como animais sem ter pelo menos um enterro digno de pessoas que cairam nessas situações provavelmente por relata de um anto dinheiro que poderiam servir como amparo para suas família e um tratamento de saúde que tornariam pessoas comuns como todo cidadão merece viver nesse rico País ….
Paulo Fernandes costa
Quanta falta de vergonha para os srs representantes dessa cidade
João Libarino
O que a prefeitura junto ao governo do estado deveria fazer é procurar um abrigo como comentou o José Vieira ou um centro de recuperação , pais ali existem muitas crianças consumindo drogas a céu aberto e os políticos não tomam nenhuma providencia.
SUELI
SR. MINEIRO,EXISTE SIM UMA POLITICA SÉRIA E COMPROMETIDA POR PARTE DA PMVC, SE O SR, SE INTERESSAR PODE CONHECER O CENTRO POP ADULTO QUE TRABALHA COM ESTAS PESSOAS, ELAS SÃO ACOMPANHADAS DIUTURNAMENTE POR EDUCADORES SOCIAIS , CONSULTÓRIO NA RUA E NOSSOS TÉCNICOS , PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL. SEI QUE SUA INTENÇÃO E AJUDAR ESTAS PESSOAS,MAS PERCEBO TAMBÉM , QUE DESCONHECE NOSSOS SERVIÇOS.ALGUNS DOS QUE ESTÃO ALI POSSUEM CASAS, TRES RECEBERAM CASAS DO PROGRAMA POPULAR DE HABITAÇÃO,PORÉM , VOLTARAM PARA AS RUAS POR CONTA DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.JÁ FOI REALIZADA VÁRIAS REUNIÕES COM OS PODERES PÚBLICOS NO INTUITO DE MOBILIZAÇÃO DAS ENTIDADES QUE AJUDAM ESTAS PESSOAS A PERMANECEREM NAS RUAS. ELES FAZEM REFEIÇÕES E HIGIENIZAÇÃO NA ALIANÇA ANUNCIA-ME UM ENTIDADE QUE RECEBE SUBSÍDIOS PARA A ATENDER A ESTE PÚBLICO, TEMOS TB UMA CASA DE PASSAGEM ONDE PODERIAM DORMIR ,MAS ELES SE RECUSAM A IR POIS DENTRO DESTE ESPAÇO NÃO PODEM UTILIZAR NENHUMA SUBSTANCIA PSICOATIVA, ASSIM, NEM SEMPRE DOAR COBERTORES E ALIMENTOS VAI AJUDAR A SOLUCIONAR A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM, TALVEZ A SOCIEDADE PUDESSE AJUDÁ-LOS MELHOR SE FOSSE FEITA UMA MOBILIZAÇÃOPOR PARTE DOS EMPRESÁRIOS CONQUISTENSES NO INTUITO DE OFERTA DE VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO, ATENCIOSAMENTE ,SUELI
Rilson Pires
Isso é pra sair bonito aos visitantes no festival de inverno, terminando a festa veremos o que vai acontecer com os “jovens desafortunados, não assistidos pela sociedade.
Lila
O melhor comentario foi o de Celina! PARABÉNS!!!!
Paola
É SUELI, mas o que observa-se é que essa política que você tanto enaltece não está dando certo, ou parece dar quando em período eleitoral. Deve destacar que quanto a alma abençoado por DEUS o SR. de prenome MINEIRO teve o intuito de amenizar a vulnerabilidade momentaneamente e não DEFINITIVAMENTE. Cabendo sim as autoridades municipais mecanismos modernos de gestão publica sócio-educativa.
sampaio
cidade civilizada e com representante politico honesto isto não acontece
carlos
Esses programas sociais supracitados são uma fraca, tem a podridão da politicagem por traz disso, se funcionasse mesmo não tinham tantas pessoas nessas condições… esta virando uma crackolandia e um ponto de prostituição de menores inclusive…. política =lixo…….