As obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista ainda estão em andamento, mas ao invés de buscarem recursos, muitos políticos deram início a disputa pelo nome do equipamento. Logo após ser apresentado o nome do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio surgiu o do também ex-prefeito, Jadiel Vieira Matos. Dizem que a preferência do prefeito Guilherme Menezes de Andrade seria para uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha, figura conhecida internacionalmente por ter sido o precursor do Cinema Novo. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na manhã deste sábado (5), o advogado e historiador Ruy Hermann Araújo Medeiros disse ser contrário ao culto a personalidades. “Evidentemente que há pessoas que devem ser homenageadas, mas homenagens não podem ser assim num grande equipamento público. Por exemplo, Aeroporto 2 de Julho, tinha que ser 2 de Julho e mudaram para Luís Eduardo Magalhães que tão passageiro que foi na vida política, é terrível. Então Aeroporto de Conquista ou Aeroporto 9 de Novembro ou Aeroporto de Vitória da Conquista”, afirmou Ruy Medeiros. Para ele tem que ser “uma coisa que marcasse a coletividade como toda e não o nome de determinada pessoa”. “Se você perguntar entre pessoas e não houver um bom senso de se indicar o nome a mais, eu diria assim, mais que diga a respeito de toda a coletividade, se fosse indicar o nome eu acho que Jadiel Matos seria um grande nome para o aeroporto. Agora eu tenho uma opinião que esses grandes equipamentos públicos, grandes parques, etc, devem ter um nome mais histórico, mais geral. Aeroporto 9 de Novembro marcaria o que? A data da nossa emancipação política, o momento em que foi instalada a Câmara de Vereadores e, portanto o Município de Vitória da Conquista”, explicou.
5 Respostas para “Ruy Medeiros: Aeroporto “9 de Novembro”, “Vitória da Conquista” ou “Jadiel Matos””
Eduardo Ganem
É por aí, Ruy. Tá na hora de um nome livre e abrangente, sem bajulações, personalismos ou que parta de quem tem intenção de auferir dividendos eleitoreiros.
Neto
Esse aí ajudou a fundar o PT, é co-responsável por tudo que está acontecendo em nosso país. Fica criando fato para fugir das responsabilidades e colocar ‘cortina de fumaça’ nos problemas.
Luiz Henrique
Homenagear “políticos” é um absurdo. Mesmo que ele (o “político”) tenha exercido suas funções de forma excepcional (melhorando a vida das pessoas da comunidade), ele não fez nada além do que a sua obrigação, obrigação que assumiu quando se candidatou.
Simone
Muito bom, gostei dessa
Simone
só acho que devia pedir opinião ao povo de Vitoria da conquista, botar nome de pólico não fica legal .