Paulo Mascena
As mulheres se apaixonam pelo belo e vistoso Antonio porque imaginam que ele seja o ” Amante Ideal “, mas na realidade ele é impotente. Ele casa com Barbára, uma jovem rica, que só descobre a verdade sobre Antonio depois do casamento. Nós somos 346 mil habitantes, só em Conquista e o Centro é regional. Todos apaixonados e acreditando que o CCCJL fomentaria, produziria e reproduziria cultura. O belo Antônio, direção de Mauro Bolognini, roteiro de Mauro Bolognini, PierPaolo Pasolini e Gino Visentini, com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, conta a história de Antonio, que se casa com a mulher que ama e, as custas de muita idealização da figura feminina, que não consegue concretizar a união. Ridicularizado como impotente, ele vive uma tragédia familiar, quando o pai, tentando salvar a honra da família, morre do coração, na cama de uma prostituta. Leia na íntegra a manifestação de Paulo Mascena.
O Centro de Cultura viveu vinte e tantos anos com apenas uma reforma, numa sociedade onde cultura não é prioridade. Longe disso. Mas cumpriu mais ou nenos a trancos e barrancos seu papel, até ser embargado pela promotoria pública a pedido do CREA.
Antonio só consegue concretizar uma relação quando dissocia, em sua cabeça, o amor e o sexo, mas a essa altura já é tarde e as consequências foram terríveis.
O Centro, por sua vez, pertence a SECULT-Ba, e tem que dar vazão a cultura do sudoeste da Bahia em especial o movimento cultural de Conquista e, ainda, receber as várias culturas que queiram por aqui dar o ar da sua graça. E o Centro foi fechado, ao que parece, por quem só tinha o compromisso de fechar (CREA, promotoria e SECULT-BA).
A Barbara, donzela, esposa de Antonio, mesmo após a revelação, jura amor eterno ao seu marido. Passam-se mais nove meses e nada acontece entre os dois. Barbara revela à sua família e ao bispo que o casamento não foi consumado. Imediatamente a família de Barbara procura o pai de Antonio para tirar satisfação. Porque sua filha ainda estava intacta? O Sr. Alfio Magnano liga para seu filho, critica o seu sogro. mas obtém a informação que eles estavam certos, e logo, fica decepcionado.
O Centro de Cultura há dois anos fechado, fechado o teatro, fechada a concha, fechadas as salas, mas os funcionários vão todos os dias trabalhar… Dois anos fechado para reforma e é uma reforma necessária! Mas muito pouco se fez, quase nada! Porque precisa de dinheiro… E no caso do estado, o cuidador do Centro de Cultura, precisa de vontade politica. E, além disso, autoridades para cobrar a tal vontade politica!
A família Puglisi conseguiu a anulação do casamento para Barbara casar-se com um multimilionário, a empregada da família subitamente sofreu um desmaio e, sua gravidez foi descoberta pela mãe de Antonio. A Sra. Rosaria questionou a moça, quem seria o pai da criança? e chegou a conclusão que era o seu filho. Imediatamente comunicou a seus familiares, que ainda estavam de luto: Antonio engravidou una ragazza.
A SECULT-BA pouco, ou nada, fez para evitar que o Centro fosse fechado. Digo isso porque a reforma que se propõe poderia ser feita com o Centro funcionando, e pouco fez na tal reforma em andamento. Creio que a SECULT-BA acabou achando um erro ter fechado o CCCJL. Andou falando num TAC, mais como fazer isso sem ficar feio?, me pergunto… A Mostra de Cinema foi feita no ano passado, fora do Centro de Cultura, e pagou caro para isso! Então, junta a fome com a vontade de comer! O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima vai ser reaberto em Outubro, com a Mostra de Cinema, sem reforma consistente alguma. Vai ser reaberto sem que em sua sala principal tenha tirado ou colocado um tijolo sequer!
No pobre estado da Cecilia, onde passa a história do “belo Antonio”, deveria ser dada a prova da consumação do matrimônio, estendendo o lençol sujo de sangue. Era vergonhoso ser virgem após o casamento, pois o sacramento é constituído a partir da união carnal e espiritual.
Na pobre Conquista terra do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima continuaremos, todos nós, por muito tempo, pelo visto, sem penetrar a sala principal do Centro de Cultura.
Centro de cultura Camillo de Jesus Lima e O Belo Antonio: dois meia bocas.
Uma Resposta para “O belo Antonio e o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima”
JOSENILTON
SEGUE ABAIXO ENTREVISTA DO DEPUTADO WALDENOR PEREIRA EM “HORÁRIO ELEITORAL” NA BAND FM NA NOITE DESTA SEXTA FEIRA:
“Infelizmente você sabe, ainda existem na nossa sociedade personalidades que torcem para o quanto pior melhor ou as vezes torcem para que as coisas não aconteçam”, disparou Pereira que enumerou uma relação de investimentos em realização na Capital do Sudoeste Baiano.”
PODE APOSTAR PAULO QUE SERÁ REALIZADA UMA GRANDE FESTA (COM A PARTICIPAÇÃO DOS ARTISTAS) NA “INAUGURAÇÃO DA REFORMA” NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO DE 2016.