Lafayete Benevides
Hoje, dia 23 de setembro comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Uma data relevante para abordamos à temática da Educação Profissional no Brasil. Os Cursos Técnicos de Nível Médio podem ser apreciados como a consagração de direitos fundamentais previstos pela Constituição Federal, “o direito à educação e o direito ao trabalho”, os quais, considerados de forma integrada, convergem para o “direito à profissionalização”, definido no artigo 227 de nossa carta magna como algo a ser assegurado “com absoluta prioridade”. Diante de um cenário de crise e instabilidade financeira os profissionais com cursos técnicos têm credenciais para abrir portas no mercado de trabalho. Não são raras as reportagens relacionadas ao mercado de trabalho que enfatizam a formação técnica, em diversas áreas, como alternativas de empregabilidade. Leia na íntegra.
Ex:
https://www.youtube.com/watch?v=Ly6tWFMZnuc
São cursos de curta duração, com uma formação focada na profissionalização, com um custo beneficio vantajoso.
Os jovens são formados em cursos, cujo conteúdo é voltado para as principais demandas das empresas, o que facilita a inserção no mercado. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) comprova essa realidade: candidatos com cursos técnicos possuem 48% mais chance de conseguir um emprego no Brasil.
O ensino técnico é uma excelente oportunidade para o Brasil tentar resolver seus problemas de mão de obra qualificada. Estudos já demonstraram que o país pode sofrer com um apagão de profissionais especializados em alguns setores, como a engenharia e a tecnologia da informação.
Mas o Brasil ainda engatinha nessa questão. Apenas 10% dos alunos do ensino médio fazem cursos profissionalizantes, quando o ideal, segundo especialistas, seria um percentual de 30%. Na Alemanha, por exemplo, país que lidera os índices de tecnologia na Europa, 70% dos alunos do ensino médio fazem cursos técnicos. Na América do Sul, a Argentina e o Chile também estão à nossa frente nesse quesito.
Em Vitória da Conquista, O MUNDI fundado em Salvador há 18 anos, como CAIC. Atua há 13 anos e em Jequié esta com uma unidade em implantação, já formou mais de 15 mil alunos e possuís o maior número de cursos autorizados pelo CEE[1]/BA – MEC. Em 2014 a unidade de Salvador foi desmembrada da Mantenedora das unidades Vitoria da Conquista e Jequié. A partir dai resolvemos realizar um grande investimento (Aprovação de novos cursos, nova unidade sede, investimentos em novos equipamentos e no material didático e na equipe de colaboradores ), com o objetivo de oferecer a melhor formação possível para os nossos alunos.
Todo esse esforço é de uma equipe que acredita na formação Técnica como alternativa de qualificação profissional eficiente e inserção rápida no Mercado de Trabalho.
Hoje são 13 cursos autorizados:
Curso Técnico de Nível Médio em Administração
Curso Técnico de Nível Médio em Análises Clínicas
Curso Técnico de Nível Médio em Contabilidade
Curso Técnico de Nível Médio em Edificações
Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica
Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem
Curso Técnico de Nível Médio em Farmácia
Curso Técnico de Nível Médio em Logística
Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente
Curso Técnico de Nível Médio em Nutrição e Dietética
Curso Técnico de Nível Médio em Radiologia
Curso Técnico de Nível Médio em Segurança do Trabalho
Curso Técnico de Nível Médio em Transações Imobiliárias
A melhor estrutura física, os melhores laboratórios.
Contatos:
77- 3429-2200
Lafayete Benevides
Direção Geral
[1] Conselho Estadual de Educação