A manhã dessa quinta-feira (15) foi especial para alunos da Escola Municipal Iara Cairo Azevedo. Eles participaram de uma atividade socioambiental promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista. A ação, que já faz parte da rotina da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, consiste no plantio de mais de mil mudas de árvores no alto da Serra do Piriperi. A atividade é um dos condicionantes para a concessão da licença ambiental para a construção do novo aeroporto. “Para a obra de construção do novo aeroporto houve um desmate da área e ficou prevista a compensação desse desmate com ações socioambientais, como a plantação de mudas. Também pretendemos fazer outras ações como promover cursos para os moradores da comunidade do entorno”, destacou a gerente de garantia ambiental da Superintendência de Infraestrutura de Transportes do Estado (SIT), Ana Maria de Lima. “Essa ação realizada hoje foi muito importante, não só pelo plantio e recomposição vegetal de parte do Parque Municipal da Serra do Piriperi, mas pelo envolvimento dos estudantes no plantio das árvores. A partir do instante que trazemos para perto o alunado e trabalhamos com atividades de conscientização e a prática do plantio, eles incorporam o entendimento de todas as discussões sobre o meio ambiente e a mudança de hábito, e a colaboração para preservação dos nossos espaços ambientais começa a efetivamente ocorrer”, avaliou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Teles. O novo aeroporto de Vitória da Conquista está em construção numa área de 6 milhões de metros quadrados. O equipamento prevê um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura. A pista para pousos e decolagens tem comprimento de 2.100 metros e largura de 45.
4 Respostas para “Meio Ambiente: compensando o desmatamento para o novo aeroporto, Prefeitura promove plantio na Serra do Piriperi”
Luiz
Atitude correta, mas só plantar não resolve, tem que cuidar (molhar). Temos vários exemplo de descaso da secretaria responsável – as palmeiras da avenida Juraci Magalhães, por exemplo, estão padecendo há muito tempo, inclusive muitas já morreram por falta de cuidado. Fica o alerta.
cau wall
Só 1000 mudas muito pela devastação do novo aeroporto
observador
Plantar, Boa iniciativa quero ver cuidar para não (morrer)
Rita Meira
Parabéns! A secretaria tem realizado um excelente trabalho de educação ambiental, principalmente com as escolas do município. É necessário mais investimento em estrutura pois com pouco essa secretaria tem se destacado muito.