A Agência Nacional de Água (ANA), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado Bahia (SEMA), fará visita técnica na próxima semana aos municípios de Encruzilhada, Itambé e Cândido Sales, atingidos pela escassez de água do Rio Pardo. Foi o que assegurou o presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, ao deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), em audiência, nesta terça-feira (27), com participação do chefe de gabinete, Valney Zanbardi, superintendentes e técnicos da Agência reguladora.
Os dirigentes da ANA disseram a Waldenor que estão cientes da gravidade da situação, uma vez que a barragem Machado Mineiro (MG), que regula a perenidade do Rio Pardo, encontra-se com o volume de água muito baixo. A visita técnica terá a finalidade de diagnosticar o problema, verificando as outorgas para exploração de água para irrigação, como também de avaliar as possibilidades de fontes alternativas de abastecimento. Leia mais.
Por ser um rio federal, que percorre 565 km em municípios baianos e mineiros, os deputados tiveram de recorrer à ANA para solicitar fiscalização ambiental e até intervenções legais, em caso de uso indevido de outorgas para captação de água destinada à irrigação de plantios. “O consumo humano é um direito constitucional que está acima da necessidade industrial, agrícola ou qualquer outra”, defendeu Waldenor. Antes de recorrer à ANA, Zé Raimundo e Waldenor tiveram audiências com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spingler, do qual solicitaram as intervenções ambientais. Na Embasa, se reuniram tanto com o gerente regional, José Olímpio, em Vitória da Conquista, quanto na Presidência, em Salvador, com o chefe de gabinete, Bento Ribeiro Filho, e o diretor Ubiratan Matos, solicitando ações visando a normalização do abastecimento de água. As iniciativas dos deputados- em atenção ao prefeito de Encruzilhada, Dr. Alcides Ferraz, dos vereadores, através do presidente da Câmara, vereador Serginho, das lideranças de Cândido Sales, Jaimilton Aciolle (ex-prefeito), vereador Arnaldo e da executiva municipal do PT- visam encontrar soluções imediatas para a situação crítica, que tem gerado protestos da população atingida. Dentre as providências eles defendem as que possam socorrer o Rio Pardo, que vive a maior seca registrada desde à sua existência, decorrente do fenômeno natural El Niño, como também da ação humana, tanto pelo mal uso e desperdício da água nesta região.
Uma Resposta para “Sudoeste Baiano: Agência Nacional de Água fará visita a municípios atingidos pela seca do Rio Pardo”
GILVAN COUTINHO
PARABENS WALDENOR E ZÉ RAIMUNDO; É ASSIM QUE FAZ POLÍTICA.