Em visita a Ilhéus, nesta segunda-feira (9), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço que marca o início da construção do Hospital da Costa do Cacau, com um investimento inicial de R$ 77,5 milhões. A partir de fevereiro de 2017, 27 municípios do Litoral Sul da Bahia terão uma nova unidade de referência em atendimentos de urgência e emergência. Para o governador, o hospital faz parte dos projetos da gestão que vão requalificar, dar mais conforto, dignidade, gerar empregos e renda para o povo baiano.
“Sempre que vou ao interior, eu reafirmo meu compromisso com a saúde dos baianos, das crianças, jovens, idosos. Não tem como desenvolver uma região sem pensar nisso. O contrato é de 24 meses para conclusão, mas a construtora afirmou que pode entregar [em] 15 meses. Então tornamos o compromisso público”, afirmou Rui Costa.
A unidade vai realizar procedimentos de média e alta complexidade, além de internamentos, atendimento ambulatorial em clínica geral, cirurgia, ortopedia e outras especialidades. Construído numa área de 70 mil metros quadrados, o Hospital da Costa do Cacau terá capacidade inicial para 179 leitos, com 30 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.
Ainda em Ilhéus, nesta segunda (9), o governador inaugurou o Gasoduto Itabuna/Ilhéus e autorizou a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia a realizar nova licitação para a construção da ponte Ilhéus-Pontal, sobre o Rio Cachoeira, além da implantação do sistema viário da BA-001. O gasoduto é o maior investimento com participação do Governo do Estado na região sul e a maior obra já executada pela Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), num investimento de R$ 56 milhões nos 37 quilômetros de extensão.