Os alunos que prestaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão concorrer à vaga do novo curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, a ser iniciado no primeiro semestre do ano que vem. Das 80 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o Campus conquistense serão oferecidas inicialmente 45, segundo informou o diretor da unidade, Orlando Caires, ao receber a visita dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e o vereador Fernando Vasconcelos Silva (PT), que foram na sexta-feira (6), acompanhar o andamento da instalação do curso, um pleito defendido por eles junto ao Governo Federal. Leia na íntegra.
Caires assegurou que as vagas serão incluídas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para a seleção do último ENEM. Disse que o concurso para docentes, com inscrições abertas até o próximo dia 14 (sábado que vem) está bastante concorrido, com mais de 60 inscritos até a sexta-feira passada, e que o Campus já dispõe de toda a estrutura física para o oferecimento do curso, com salas de aula, laboratórios e biblioteca. Entretanto, as aulas do primeiro semestre letivo só devem começar em junho de 2016, por conta da greve da UFBA, que atrasou o segundo semestre letivo desse ano, arrastando a sua conclusão para os primeiros meses do ano seguinte.
“Com estas providências, estamos seguros de que o nosso município vai contar com mais um curso de medicina público, ampliando oportunidades pra nossa juventude”. avaliou Waldenor Pereira, após a reunião com Caíres e outros dirigentes do Campus Anísio Teixeira. Zé Raimundo também ficou satisfeito com o cumprimento do cronograma e as providências para o funcionamento do curso no próximo ano. “Nosso esforço está sendo recompensado, porque chegamos à reta final para consolidar e concretizar esse pleito significativo para a nossa maior luta, que é a implantação da Universidade Federal do Sudoeste”, comemora o deputado.
Uma Resposta para “UFBA: aprovados no ENEM poderão pleitear vagas para Medicina em Vitória da Conquista”
Wesley Alcântara
Tomora que tenha estrutura, porque Boa parte dos cursos que ja existem estão numa precariedade enorme.