Se as pessoas sonham com os seus amados, os seus familiares, com o trabalho, os problemas de dinheiro ou as situações mais comuns do dia-a-dia, os cães sonham com pássaros fugindo, com carros passando e com ladrões chegando. Sim, os cães sonham e têm padrões de sono muito semelhantes aos dos seus donos. Nicholas Dodman, professor de Farmacologia Comportamental e Comportamento Animal, defende que os cães sonham com situações comuns das suas vidas uma vez que “os nossos cérebros são semelhantes” aos cérebros dos cães, tanto a nível de reflexos, como de memória. Leia na íntegra a publicação do Notícias ao Minuto.
Em relação a sono, os cães também têm a fase do movimento rápido dos olhos (R.E.M.), o que torna muito fácil a percepção quando estão ou não sonhando. Contudo, o sonho dos cães não ultrapassa os três minutos, embora grande parte do seu dia seja passada dormindo (cerca 50% do dia).
Segundo o Daily Mail, que falou com vários especialistas, os cães menores tendem a sonhar mais – mas durante menos tempo – do que os cães de maior porte, que sonham menos vezes, mas têm sonhos mais duradouros.
Os cães mais novos são também os que mais sonham, quando comparados com os mais velhos.
Embora não haja ainda qualquer certeza do conteúdo dos sonhos dos cães, os investigadores que têm focado nesta temática acreditam que são capazes de decifrar o sonho dos cães pelos movimentos que estes fazem durante o sono e pelo seu estilo de vida.
Segundo Stanley Coren, da University of British Columbia e autor de ‘Os cães dormem?’ (‘Do Dogs Dream?), os cães não são, porém, os únicos animais a sonhar. “Temos motivos para suspeitar que a maioria dos mamíferos sonha”, diz.