Jorge Maia: As melhores professoras de ética do mundo

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | [email protected]

Tenho formulado para os meus alunos a seguinte questão: se em uma manhã ensolarada de um domingo qualquer, você estivesse dirigindo para Salvador, a pista livre, uma música no rádio e em curva deparasse com um caminhão tombado. A carga de tablets, Iped, Ipod e similares sendo saqueada, o que você faria? De imediato eu respondo que se fosse eu, estacionaria o carro, verificaria se alguém precisava de alguma assistência ou de alguma providencia, em caso negativo seguiria o meu destino. Leia na íntegra.

Peço que não respondam para mim, mas para eles. Percebo alguns sorrisos enigmáticos que não permitem qualquer conclusão e penso que apenas acharam engraçada a minha proposição.

Costumo dizer àqueles alunos sobre o aprendizado da ética, e mais, a sala de aula não é um lugar para aprender ética, porém discutir aspectos de ordem filosófica sobre os fundamentos teóricos levantados por tantos filósofos, o que não implica no aprendizado da prática ética.

Digo mais: Aristóteles, Platão, Sócrates e todos os demais estudiosos, jamais chegaram perto do potencial de ensino da ética ministrado pelas avós. Sim, são elas as melhores professoras de ética do mundo. Às vezes nem sabem ler e escrever, mas possuem a mundivivência suficiente para ensinar e desejar o bem para os seus netos e para as demais pessoas.

Aquela avó que pega o seu neto no colo, agrada, elogia e diz palavras carinhosas, tipo assim (expressão chata): meu neto é um bom menino, vai ser doutor, vai cuidar bem das pessoas, vai respeitar o que é dos outros e vai ser trabalhador. São tantas as referências e bons fluidos que só falta dizer que o seu neto será um santo.

Tento demonstrar que a ética é algo que se aprende em casa, e há todo um conjunto de fatos e comportamentos que o simples estudo dos filósofos pode esclarecer a sistematização das concepções, mas não ensinará melhor do que aquelas lições do colo da vovó.

Nunca ouvi dizer que uma avó pegasse o seu neto no colo e falasse: meu neto vai ser um bandido, um marginal perigoso, vai matar, estuprar, esfolar, dar grandes golpes. Vai ser o orgulho da família e será conhecido em todo o mundo. As avós são sábias e precisam dar seguimento com as suas aulas de ética. 070316

 


Os comentários estão fechados.