Uma solenidade marcou a abertura oficial da 50ª edição da Exposição Nacional Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista, na noite deste sábado (12). O evento, realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, contribui para a movimentação financeira do agronegócio baiano. No ano passado, mais de R$ 150 milhões em negócios foram movimentados durante os dez dias da exposição. A expectativa para a edição deste ano, segundo João Leão, é dobrar este número.
“Este é um dos maiores eventos do agronegócio da Bahia. A exposição tem potencial e foi organizada para superar as edições anteriores. Estamos muito otimistas”, afirmou o vice-governador João Leão que foi agraciado pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Cunha Filho. A ExpoConquista, que segue até o dia 20, deve gerar 1.300 vagas de empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos. Nesta 50ª edição, o evento conta com 400 expositores de diversos segmentos e seis leilões, além de cursos e treinamentos de capacitação para profissionais do campo e da indústria. Três mil animais também estarão expostos na feira, sendo 1300 bovinos e equinos de dez raças diferentes.
Produtos agrícolas, maquinarias para agricultura e pecuária, carros, tratores e equipamentos de limpeza também são comercializados. Já instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Desenbahia, disponibilizam linhas de crédito para aquisição de equipamentos. “Este é um evento importante para o desenvolvimento do setor. Ele abre o calendário do agronegócio na Bahia, trazendo oportunidades e inovação“, ressaltou o secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim.