Cândido Sales: auditoria revela irregularidades em contratações promovidas por ex-prefeita, diz TCM

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (5), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a ex-prefeita de Cândido Sales, Sidélia Lemos dos Santos, em razão das graves irregularidades constatadas na auditoria promovida para verificação da legalidade nos repasses dos recursos às entidades Centro Comunitário Social Alto do Paraíso (CECOSAP) e Instituto de Desenvolvimento, Promoção e Emprego (IDEPE), tendo em vista o valor expressivo das transferências no exercício de 2010. A gestora também foi multada em R$ 20 mil. Cabe recurso da decisão. Veja a nota do TCM na íntegra

O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, ressaltou que, dentre as irregularidades constatadas, foi identificada a burla ao concurso público, vez que os termos de parceria celebrados entre a Prefeitura e as entidades foram destinados à contratação de pessoal, nas mais variadas áreas da administração pública, sem o devido concurso público ou, ao menos, processo seletivo simplificado para tanto.

Além disso, restou confirmada a inexistência do devido procedimento licitatório para a escolha da CECOSAP – o que seria indispensável -, pois não seria viável a utilização da contratação direta, por dispensa de licitação com fundamento no art. 24, inciso XXIV, já que a referida OSCIP não se enquadra como Organização Social. Também não existe qualquer documento que comprove que a escolha da IDEPE se deu mediante prévio procedimento licitatório, de modo que se reputa irregular a contratação.


Os comentários estão fechados.