Cenas Urbanas: populares voltam a reclamar da “cracolândia”; Prefeitura não apresenta solução

Foto: VC Repórter | BLOG DO ANDERSON
Foto: VC Repórter | BLOG DO ANDERSON

A presença de jovens dependentes químicos no Mercado do Bairro Brasil tem preocupado muita gente em Vitória da Conquista. O grupo que estava no espaço conhecido como “cracolândia”, na avenida Integração, chegou ao novo ponto após a desativação numa operação da Prefeitura no início deste mês. Uma internauta registrou a imagem acima e enviou anexa a uma mensagem de apelo: “Vim pedir a sua ajuda da imprensa com a denúncia da nova “cracolândia” no mercado municipal do bairro Brasil, já que, quando pedimos reforço policial, informam que enquanto estiverem sentados no chão sem fazer nada eles não podem retirá-los. Então temos que ‘aceitar’ brigas, discussões e a perca de clientes com o medo de ser assaltado, agredido ou qualquer outro mal que possa ser causado. Teve que haver 3 mortes para o fim da primeira cracolândia, não é o que esperamos dessa”. O BLOG DO ANDERSON encaminhou o fato à Prefeitura de Vitória da Conquista, que após um intenso debate resolveu se posicionar através da Secretaria de Comunicação, mas sem apresentar nenhuma medida positiva para a questão apresentada. Em trecho da nota, “a Prefeitura esclarece ainda que não houve uma simples transferência de pessoas de um local ao outro. Dos antigos ocupantes da avenida Integração, parte migrou para a área frontal do Mercado do bairro Brasil. Outros retornaram a suas cidades de origem, e outra parte, originária de Vitória da Conquista, voltou às suas residências”. Leia a nota na íntegra.

NOTA AO BLOG DO ANDERSON

A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que não retira nem obriga qualquer pessoa que esteja em situação de rua a se retirar dela. Ações nesse sentido seriam ameaças ao direito de ir e vir, exceto nos casos em que haja ocorrência de atos infracionais (se forem menores) ou de crimes (caso sejam maiores de 18 anos). Nesses casos, existe a intervenção da Polícia Militar.

Desde 2012, o Governo Municipal possui uma rede de atendimento especializado, voltado à população de rua, com serviços que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Equipes do serviço especializado de Abordagem Social e do Centro Pop estão acompanhando as pessoas que estão em situação de rua, em frente ao Mercado Municipal do bairro Brasil. Esse trabalho inclui encaminhá-los para que eles possam providenciar documentos pessoais, viajar de volta às suas cidades de origem (quando não são de Vitória da Conquista) e, quando há uso de substâncias psicoativas, levá-los ao atendimento feito pelo CAPS-AD.

O trabalho envolve ainda – desta vez em parceria com entidades assistenciais e comunidades terapêuticas – a higienização e a alimentação das pessoas que vivem em situação de rua, assim como a realização de atendimento psicossocial nas ruas. Naturalmente, tudo isso só pode ser feito desde que haja a expressa concordância das próprias pessoas.

Outra providência, já iniciada pelas equipes de Abordagem Social, é um trabalho informativo com moradores e comerciantes do entorno do Mercado Municipal, a fim de explicar sobre o que está sendo feito pela Prefeitura, no caso específico do local, e também a respeito do trabalho de atendimento à população de rua em geral.

A Prefeitura esclarece ainda que não houve uma simples transferência de pessoas de um local ao outro. Dos antigos ocupantes da avenida Integração, parte migrou para a área frontal do Mercado do bairro Brasil. Outros retornaram a suas cidades de origem, e outra parte, originária de Vitória da Conquista, voltou às suas residências.

 

 

Secom

13 de abril de 2016

 



VC Repórter

O(A) internauta participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

Uma Resposta para “Cenas Urbanas: populares voltam a reclamar da “cracolândia”; Prefeitura não apresenta solução”

  1. MARCOS ANDRADE

    O ABSURDO DA SITUAÇÃO É QUE O MORADOR DE RUA QUE ASSASSINOU O OUTRO MORADOR DE RUA FOI SOLTO PELA JUSTIÇA NESTA QUINTA FEIRA, E OLHA QUE FOI HOMICÍDIO COM REQUINTES DE VIOLÊNCIA, A POLICIA PRENDE E A JUSTIÇA SOLTA UM ELEMENTO QUE NÃO ERA RÉU PRIMÁRIO POIS JÁ TINHA VÁRIAS PASSAGENS PELA DELEGACIA, QUE JUSTIÇA É ESTA.BANDIDOS SOLTOS E A POPULAÇÃO FEREM DOS MESMOS.

Os comentários estão fechados.