Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Paramirim apoiou o desfile do cortejo afro que aconteceu na tarde desta quarta-feira (1). O cortejo saiu do Centro Cultural Nabor Caires de Brito com destino a Igreja Matriz de Santo Antônio para a lavagem das escadarias.
Baianos e baianas, adeptos do Candomblé, com muita água de cheiro, alfazema, arroz e banhos de pipoca, mostrava ao povo o sincretismo religioso, parte cultural da Bahia. Idealizado por Júlio Dantas do Ilê Axé Alá Omi Oxaguiã, Two Lai, e apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura, o cortejo que já está em sua terceira edição, tem agradado demais a população.
“No sincretismo religioso, Santo Antônio é Ogum, e o Candomblé é patrimônio imaterial da Bahia. É uma realidade em nosso município e nós temos que aos poucos ir quebrando tabus. A lavagem das escadarias na Bahia é um evento tradicional, como a do Bonfim em Salvador. Então este é nosso objetivo, mostrar como é bonita a nossa religião”, afirmou o chefe religioso Júlio Dantas.