Jeremias Macário: Quem cuida desses meninos malvados?

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | [email protected]

Em conversa com o ex-senador Delcídio do Amaral sobre repasses da Petrobrás para campanhas políticas, Dilma teria dito que “cuidaria dos meninos” referindo-se a Renato Duque e Nestor Cerveró que agora estão sob os cuidados da Justiça. Gostaria de saber quem castiga os outros “meninos” mimados, traquinos e malvados do Congresso Nacional que gozam de altas mordomias e privilégios que os protegem dos crimes? Quando se cria um filho satisfazendo todos seus gostos e desejos de luxo, a tendência é se tornar um rebelde e se enveredar pelo mundo da bandidagem. Assim é com os “meninos” crescidos do Congresso que insistem em continuar tripudiando da população com suas “artes do diabo”, como acabar com as investigações da Operação Lava Jato. >>>>>

  Em pouco tempo, esses “ágeis meninos atletas” em arrombar cofres conseguiram a proeza de conquistar para o Brasil uma medalha de ouro na corrupção dada pelo New York Times, o jornal mais tradicional dos Estados Unidos. Bobagem, eles também merecem a prata e o bronze porque são esforçados e resistentes na maratona das falcatruas.

  É bom que se saiba que o volume da corrupção no país é bem maior do que se imagina porque muita coisa deixa de ser divulgada como determinam as leis de transparência. Aqui os “gestores públicos” e o próprio legislativo pouco investem em ferramentas que permitam o acesso às informações dos seus governos e mandatos políticos.

   Um exemplo é a Câmara de Vereadores de Conquista cujo site esconde os salários, a verba de gabinete, número de assessores e outros dados e gastos dos seus 21 parlamentares. Aliás, para quê tanto vereador? Quando do aumento, meteram a deslavada “justificativa” de que era em benefício da melhoria da população. Pura ilusão! São essas coisas que o povo não aguenta mais. É muito abuso e menosprezo! Quem são os culpados pela falta de água em Conquista? São Pedro que não manda a chuva?

  No Brasil, mais de três mil municípios descumprem as leis que dispõem sobre critérios de transparência. Neste quesito, o Piauí e Alagoas são os piores estados na avaliação do Ministério Público Federal. A Bahia, segundo o Mapa da Transparência, encontra-se em 24º lugar entre as 27 unidades da Federação.

   Agora que a turma está destrambelhada “dedurando” uns aos outros, já passou da hora de se colocar um freio nas malvadezas e mazelas desses “meninos” e puni-los com rigor. Não dá mais para ficar passando a mão pela cabeça como fazem muitos pais com suas crianças e adolescentes que praticam o malfeito.

 O primeiro “corretivo” é reformar todo sistema político eleitoral, cortando todos os mimos luxuosos que sustentam 81 senadores, 513 deputados federais, 3.620 deputados estaduais e 60.320 vereadores espalhados pelos 5.560 municípios que abandonaram seus filhos na miséria para manter a monstruosa e pesada estrutura dos “meninos”.

  A primeira medida para colocar a casa em ordem seria reduzir a metade deles porque é muito “menino trabalhando” e batendo cabeça. Depois disso, cortar 50% dos salários, metade dos seus “aspones”, todas as mordomias como carros, moradias, secretárias, verbas de representação, indenizatórias, kits garotas de programa e, principalmente, o famigerado foro privilegiado que acoberta seus atos criminosos.

  A pátria que ao longo desses 127 anos de República tem sido pai e mãe relapsos, ingratos para a maioria desamparada e benevolentes demais para uma minoria que é dona de quase todo o bolo, precisa dar um basta nesses “meninos” malcriados, arrogantes e presunçosos. Caso contrário, pode ocorre um banho de sangue por que os renegados não aguentam mais tantas opressões e injustiças. Estamos andando no fio da navalha.


Os comentários estão fechados.