Thayane Guimarães | Rede HISO
Como funciona o tratamento para varizes à base de medicamentos? Quais as outras opções de tratamento?
Os medicamentos para varizes tem o objetivo de melhorar os sintomas de dores, cansaço e edema (inchaço) nas pernas. Funciona aumentando o tônus venoso e a resistência vascular e tem atividade anti-inflamatória, bem como ajudam a diminuir a fragilidade capilar. Porém, os medicamentos são um complemento ao tratamento das varizes. >>>>>
Existem outras opções de tratamento para acabar com as varizes, como:
- Cirurgia de varizes convencional: onde retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.
- Microcirurgia sem Bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi.
- Ablação de Safenas à Laser ou por Radiofrequência;
- Escleroterapia com Espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de “secar” qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas.
É possível prevenir o aparecimento de varizes de outras formas (por meio da alimentação, exercícios físicos)?
Melhor do que tratar é prevenir. Saber o que pode ser feito é de fundamental importância para manter a saúde das pernas.
Como a insuficiência venosa é uma doença crônica (não tem cura), e tem caráter genético, todas as pessoas deveriam seguir pelo menos 3 passos para evitar as varizes:
- Usar meias elásticas para trabalhar: hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anti-celulite. Não é necessário utilizar meias longas. A meia 3/4 (até perto do joelho), é suficiente para prevenir a doença.
- Manter uma atividade física pelo menos 2 vezes por semana: a atividade física (qualquer uma), mantém a circulação ativa e fortalece a musculatura das pernas, ajudando no retorno venoso no dia-a-dia.
- Manter o peso ideal: cada quilo a mais vai sobrecarregar as pernas e consequentemente prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.
Quais são as causas e fatores de risco associado às varizes?
A pré-disposição genética aliado a outros fatores como trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado, é o suficiente para dar início à insuficiência venosa. Outros fatores que agravam o problema das varizes são: obesidade, sedentarismo, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica. A síndrome pós-trombótica nada mais é do que aparecimento de varizes, manchas na pele e edema (inchaço) nas pernas de pessoas que tiveram trombose.
É possível ter a cura total ou uma pessoa que tem varizes vai sempre precisar de tratamentos?
Não existe cura para varizes. Trata-se de doença crônica. Quem tem varizes deve sempre manter um acompanhamento anual com seu angiologista, e tentar fazer o tratamento preventivo.
Quem tem mais tendências a ter varizes: homens ou mulheres? Ou não existe isso?
As mulheres têm mais tendência sim. Fatores hormonais e gestacionais.
As varizes podem causar outro tipo de problema no nosso organismo?
Além de incômodos estéticos e dores, se não forem tratadas, podem causar dermatite ocre (manchas escuras nas pernas) e até mesmo úlceras, que são de difícil cicatrização.
Muitos pacientes perguntam se as varizes podem causar alterações cardíacas, a resposta é não.
Como identificar uma variz? Qual a diferença de dor de variz e cansaço nas pernas?
A variz pode ser identificada visualmente, quando temos veias tortuosas e de calibre aumentado, ou com o auxílio do fleboscópio, bem como através do exame de Eco Doppler Colorido.
Entre a dor de variz e cansaço nas pernas não existe uma diferença definida. A pessoa pode não ter varizes externas e sofrer com dores ou cansaço nas pernas devido a sobrecarga da circulação interna, que faz acumular sangue nas veias e futuramente pode gerar uma insuficiência venosa avançada com escurecimento da pele e até feridas na perna.
Quem tem constante dores e cansaço nas pernas, deve procurar um angiologista ou cirurgião vascular para definir um diagnóstico e tratamento corretos, pois dores nas pernas podem não ser varizes, existem outras patologias como arteriopatias obstrutivas, neuropatias e ciatalgias que devem ser tratadas de forma específica.
Thayane Guimarães é médica especialista em angiologia e cirurgia vascular. Atende da Rede HISO, Avenida São Geraldo, 391, Centro, Vitória da Conquista | Fone: 77 3421 9208