Barragem do Catolé: Presidente da Embasa anuncia entrega de projeto à Caixa Econômica Federal

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Em visita técnica a Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira (16), o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), Rogério Cedraz, anunciou que o projeto atualizado para construção da barragem do Catolé foi entregue hoje à Caixa Econômica Federal, para ser avaliado e encaminhado ao Ministério das Cidades. O presidente da Embasa também abordou outras medidas que vêm sendo adotadas para garantir a continuidade do abastecimento de água na cidade diante do cenário de escassez hídrica. Também participaram da visita o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, e o diretor de Operação do Interior da Embasa, Ubiratan Matos. A nova barragem poderá acumular 24 bilhões de litros, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento de água da barragem de Água Fria II, principal manancial de abastecimento de Vitória da Conquista e da cidade de Belo Campo. “Fizemos uma requalificação integral do projeto e todas aquelas dúvidas que poderiam ter gerado o insucesso das licitações anteriores foram equacionadas. A ideia é que, muito em breve, estejamos com essa licitação na rua e tenhamos êxito na construção da barragem do Catolé, que é a solução para o problema de abastecimento na região”, explicou Rogério Cedraz. >>>>>

Foram abordadas ainda outras ações da Embasa em andamento para minimizar os transtornos gerados pela escassez de água na região, como a instalação de um novo conjunto motor-bomba que possibilitará aumento de 33% do volume de água captado pela adutora do sistema Catolé, visando preservação do lago da Barragem de Água Fria, e o estudo de viabilidade técnica para captação de água em outros mananciais, como o caso do Rio Gaviãozinho afluente do Rio Catolé.

Eugênio Spengler detalhou as ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente para garantir a segurança hídrica, através do órgão fiscalizador, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “O Inema vem realizando fiscalizações regulares desde 2012. Neste ano, devido ao agravamento da crise, estamos mantendo a fiscalização permanente. No primeiro momento, estamos retirando todas as bombas dos irrigantes que têm outorga ou não, inicialmente para quem irriga áreas acima de 5 hectares”, relatou.

Segundo o secretário, as duas equipes de fiscalização retiraram 10 bombas nesta semana. Spengler informou que a ação continua com uma equipe de monitoramento permanente para evitar que os irrigantes voltem a retirar água dos rios e, posteriormente, os irrigantes e usuários serão cadastrados para possibilitar um equilíbrio entre abastecimento humano, dessedentação animal e outros usos que são preponderantes para a região.

Atualmente, devido à estiagem e à redução da vazão nos rios Catolé, Água Fria e Monos, que abastecem as barragens de Água Fria I e II, a oferta de abastecimento foi reduzida em 37,5% e o volume distribuído diminuiu de 48 milhões de litros, por dia, para 30 milhões nos municípios de Vitória da Conquista e Belo Campo. Neste momento, a Embasa reforça a importância do uso racional da água pela população e da colaboração de todos na observância de vazamentos e de perdas de água. Dúvidas e solicitações podem ser feitas nas lojas da Embasa ou pelo teleatendimento 0800 0555 195.


4 Respostas para “Barragem do Catolé: Presidente da Embasa anuncia entrega de projeto à Caixa Econômica Federal”

  1. osvaldo west filho

    Boa Noite? eu não entendo depois de tanto tempo agora é que a embasa vai entregar projeto a caixa? kkkk

  2. Ellen Braga

    Caro internauta, para entender, não precisa ser nenhum doutor, basta lembrar que é um período eleitoral. Estavam aguardando esse momento.
    O povo só tem valor em época de eleição.
    “O povo tem os governantes que merecem”.

  3. Andre amaral

    No estado de SP o prefeito deixou água avontade na prévia da eleição mesmo sabendo q iria faltar água ele não optou pelo racionamento seria um desastre pra candidatura aí quando ele foi eleito no dia seguinte RACIONAMENTO GERAL em vitoria da conquista tá cedo um pouco diferente já existe racionamento devido a falta de água. E agora a embasa vem falar de um projeto de construção barragen em véspera de política gente acorda após as eleições esse projeto vai por água abaixo…… Isso se tiver água né. MAIS UMA TENTATIVA DE PASSAR MEL NA BOCA DO POVO. O problema é q tem gente q não dispensa mel

  4. Carlos Alberto Silva

    Projeto? Estão de brincadeira com a população de Vitória da Conquista.
    O Tal do Jacques Wagner em campanhas políticas passadas, com suas
    mentiras, prometia que a Barragem estava em construção e que estava
    monitorando… o PT como sempre só faz mentir!
    O Prefeito omisso e com a boca no saco não fala nada!!!! Incompetente!
    Estamos entregues a própria sorte!!! Chega de PT!

Os comentários estão fechados.