Professores das quatro universidades estaduais [UNEB, UEFS, UESB e UESC] realizam ato nesta quarta-feira (20), na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, na grande Salvador. De acordo com a Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), o protesto tem como pauta a sobrevivência das universidades estaduais baianas, o pagamento do reajuste linear aos servidores estaduais, e a “política de retirada de direitos do funcionalismo público”.
Os docentes também paralisam as atividades no dia da manifestação nas quatro instituições de ensino. Os organizadores afirmam que diversas caravanas do interior confirmaram presença no evento, que também terá a participação de outros movimentos sindicais e sociais, incluindo a adesão dos técnicos da Uneb.
A organização do protesto defende que o Estado tem condições de pagar o reajuste. “Dados do documento de Avaliação de Cumprimento das Metas Fiscais mostram que as receitas do estado, neste primeiro quadrimestre de 2016, totalizam R$ 13,14 bilhões, o que significa um aumento de 7,40% em relação ao ano anterior”, aponta o sindicato. O governo, no entanto, tem argumentado que não pode conceder o reajuste, por ter extrapolado os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.