Mucugê: Jean Wyllys mobiliza maior público da Fligê

DSC_0072
Fotos: Divulgação

Figurando entre os mais populares dos participantes da 1ª Feira de Literária de Mucugê (Fligê), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) brilhou no segundo dia, na programação Encontros Autorais da 1ª Feira Literária de Mucugê (Fligê), iniciada na quinta-feira (11). Atraiu o maior público e arrancou aplausos de pé ao falar de literatura, história, política e trajetória pessoal. Foi mais ovacionado ainda ao responder às perguntas de participantes com firmeza no debate, quando criticou adversários políticos, dentre eles o prefeito de Salvador, ACM Neto, o qual chamou de “ovo da serpente” numa comparação entre o estranhamento do público quando populares descapitalizados se candidatam, a exemplo dele próprio, e acha natural que descendentes da elite se perpetuem no poder.

DSC_0056

Convidado pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), apoiador da Fligê, o deputado do PSOL participou da programação  Encontros Autorais, que promove o diálogo e aproximação do autor com o público, no qual é lida parte da obra por seu criador, seguido de comentário e conversa com os presentes. Mas a sua participação para falar sobre o tema  “Leitura, política e resistência”, que lotou o amplo espaço do Centro Cultural de Mucugê, acabou se transformando também numa manifestação política do público contra o presidente interino, com a palavra de ordem “primeiramente Fora Temer”  repetida no começo das perguntas dos participantes e aplaudida pela plateia.

Baiano de Alagoinhas, porém eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys é escritor e jornalista e foi considerado em 2015 pela revista britânica The Economist como uma das 50 personalidades que mais lutam pela diversidade no mundo. Entre as suas publicações, está o livro “Aflitos–crônicas e contos”, editado pela Casa de Palavras da Fundação Casa de Jorge Amado e vencedor do Prêmio Copene de Literatura (atual Prêmio Braskem). Teve como mediadora a historiadora e professora Rita de Cássia Mendes Pereira. >>>>

A Fligê continua  neste sábado e termina amanhã (14), com ampla programação de conferências, encontros, lançamentos, leituras guiadas, contação de histórias, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas em diversos espaços da cidade, com entrada gratuita. Nesta primeira edição homenageia Afrânio Peixoto (1876/1947), escritor baiano nascido em Lençóis, que dedicou o seu fazer literário em narrar histórias da Chapada Diamantina.

Joana D´ark


Os comentários estão fechados.