Opinião: Olimpíadas, momento de reflexão!

Foto: Dibulgação
Foto: Dibulgação

Josué Alves de Brito Júnior | Pastor | [email protected]

Estamos em meio aos Jogos Olímpicos, e isso tem afetado grande parte de nossa população, deslumbrando-se à frente da TV assistindo a jogos e competições das mais diversas modalidades. Anos de preparação, treinos exaustivos, dores, lesões e muito suor para em alguns casos, poucos segundos se passarem como nos 100m livres considerada a prova nobre do atletismo mundial, no último domingo vencido por Usain Bolt em apenas 9,81’.>>>>>>

O interessante é que o campeão leva toda a glória, a fama, mesmo tendo as medalhas de prata e bronze, o verdadeiro valor é mesmo a medalha de ouro, tão almejada por todos os atletas, mesmo que muitos consigam o segundo ou terceiro lugar, mas a aspiração é realmente o primeiro; ouvir o hino nacional, ver a bandeira de seu país tremulando no lugar mais alto, horando sua nação e o atleta ser reconhecido por todos como o melhor em sua categoria ou modalidade.

O Apóstolo Paulo declarou exatamente isso ao escrever em sua primeira carta aos Coríntios: “Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis!” (1Co 9.24).

Mas, que prêmio seria esse? Com toda certeza afirmo que ele não está se referindo a uma medalha, ou uma coroa de louro. Veja o que ele afirma no verso subsequente: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente (1Co 9.25 – friso do autor).

Ainda uma outra referência à essa corrida alucinante pelo prêmio terreno é revelado pelo sábio Salomão: “Observei ainda e notei que debaixo do sol os velozes nem sempre vencem a corrida; os mais fortes nem sempre triunfam nas batalhas; os sábios nem sempre têm com o que se alimentar; nem a fortuna acompanha sempre os prudentes; nem os bem instruídos e inteligentes têm garantia de prestígio e honra; pois o tempo e o acaso afetam a todos indistintamente”. Eclesiastes 9.11

Mediante a tudo isso, fica o questionamento:

  • Temos todos nós nos preparado para receber o prêmio mais valioso e esperado por todo ser humano?
  • Como podemos alcançar tal coroa?

Como os atletas olímpicos precisamos nos policiar com renúncia e abnegação, mas estas, na esfera da vida e no campo espiritual.

Como se torna leve e gloriosa uma vida que se concentra unicamente em Jesus! Guarde o que você tem, pois: “Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas.” Siga o Senhor decididamente. Consagre a Ele a sua vida, seu coração, seus dons, seu tempo e suas forças! Assim também os seus olhos um dia verão o Rei na Sua formosura.

Carpe Diem…

Pr Josué A. de Brito Júnior


2 Respostas para “Opinião: Olimpíadas, momento de reflexão!”

  1. ISRAEL PEREIRA ANDRADE

    Cem metros rasos!

  2. Ivana Dantas

    Bela reflexão. Muito bom ler coisas desse tipo aqui, onde na maioria das vezes só lemos tragédias. Que Deus abençoe.

Os comentários estão fechados.