Outubro Rosa: atendimentos do Saúde Sem Fronteiras são oferecidos em Vitória da Conquista

Foto: Leonardo Rattes | SESAB
Foto: Leonardo Rattes | SESAB

A Campanha Outubro Rosa foi aberta no interior do estado neste sábado (8), em Vitória da Conquista. Durante o mês, dedicado ao alerta para mulheres quanto ao câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado vai oferecer os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras. Até o dia 28 serão oferecidos serviços de Rastreamento do Câncer de Mama, Odontomóvel e Hemóvel. O Rastreamento do Câncer de Mama atenderá mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que está estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia.

whatsapp-image-2016-10-08-at-13-15-40

Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância de se fazer mamografia periodicamente.

whatsapp-image-2016-10-08-at-13-13-00

“Quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Temos o objetivo de alcançar 20 mil mamografias somente no mês de outubro aqui na Bahia”, afirmou o Secretário na abertura do evento. Uma das mulheres que fizeram o exame neste primeiro dia de atendimento foi a dona de casa Idalina Gonçalves, de 59 anos. Ela conta que já enfrentou um câncer e ficou curada após o tratamento. O prefeito Guilherme Menezes de Andrade e os deputados federais Waldenor Pereira (PT-BA) e Sérgio Brito (PSD-BA) também participaram do evento.


Os comentários estão fechados.