Liberta UESB: Manifesto contra a ocupação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Foto: WhasApp | BLOG DO ANDERSON
Foto: WhasApp | BLOG DO ANDERSON

Movimento Liberta UESB

A questão educacional no Brasil representa, em muitos aspectos, um problema crônico. Contudo, enquanto discentes e integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, entendemos que a radicalização dos atos, baseada num vasto fundamentalismo ideológico e com inspirações sectárias, representa um caminho absolutamente deletério para os alicerces da nossa Universidade.  Os mesmos que hoje erguem a bandeira de uma reação contra medidas sustentadas pelo Governo Federal, como a PEC 241 e a reformulação do ensino médio, foram incapazes – evidenciando uma indignação seletiva – de lançar mobilizações da estatura agora presenciada quando o Ministério da Educação, em 2015, sofreu um dos maiores cortes orçamentários de sua história, correspondente a R$10,5 bilhões. >>>>>>

Sob tais subterfúgios, uma minoria, cuja identidade atém-se à denominação “Ocupa Uesb”, arrebata para si a administração do campus e autocraticamente sela os portões da Universidade, condicionando a entrada de qualquer um que não deseje engrossar as fileiras do movimento a uma prévia comunicação a seus coordenadores. 

Tal imposição é fruto da mais totalitária das aspirações. O fechamento dos portões evidencia as vestes despóticas do Movimento Ocupa Uesb, violando direta e irrestritamente garantias fundamentais dos integrantes da comunidade acadêmica, como a liberdade de ensino (art. 206, II, CF) e a liberdade de ir e vir (art. 5ª, XV, CF), desprezando toda sorte de individualidades e diversidades presentes numa comunidade tão plural quanto aquela que constitui a UESB. Como resultado, a Universidade afasta-se absolutamente das finalidades e atividades a ela atribuídas, bem como da sociedade que a custeia.  

Outrossim, podem ser mensurados, como decorrência do cerco lançado às instituições de ensino, óbices à realização das eleições municipais e das provas do ENEM, que utilizam tais estruturas físicas para o seu desempenho. Não carregamos nenhuma dúvida de que a atual ocupação se opõe diametralmente à regular e adequada condução de tais atividades, que poderão restar significativamente prejudicadas em sua imparcialidade e em seu propósito, coligindo prejuízos crescentes para toda a sociedade.

Ademais, faz-se necessário reconhecer que os espaços de deliberação lançados pelo movimento ocupante não se revestem das formalidades e elementos necessários ao efetivo alcance do corpo discente, não sendo estes, muitas vezes, divulgados oficialmente ou com razoável antecedência, o que os torna incapazes de transmitir o legitimo posicionamento da comunidade acadêmica. 

Sobreleva-se de maneira evidente, portanto, que a grande maioria dos estudantes da UESB não integra ou anui com as diretrizes de atuação adotadas, mormente por conta do fato de que as imposições até aqui conduzidas ocasionam um patente cerceamento de suas prerrogativas, assentando uma corrosão dos fundamentos que alicerçam o ambiente acadêmico. 

Somos discentes de diversos cursos, somos integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, somos uma voz plural dentro de um mar de radicalismos e clamamos pela Libertação da UESB. Que caiam os cadeados e o totalitarismo: exigimos portões abertos e uma Universidade Livre! Somos o Movimento LIBERTA UESB!


15 Respostas para “Liberta UESB: Manifesto contra a ocupação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”

  1. Pedro

    Haram, senta lá Claudia!

  2. Alguém

    É muito fácil ser contra a ocupação quando em nenhum momento serão prejudicados pelas medidas que estão sendo enviadas guela a baixo da gente, é muito fácil ser contra quando não se comparece a nenhuma assembleia, é muito fácil ser contra quando se é um burguês e frequenta um curso majoritariamente frequentado por burgueses! A ocupação é legítima, a luta é contra uma coisa que vai prejudicar todos!

  3. Zenilda Lila

    Ego indignado: ABRA OS PORTÕES DA UESB, MOVIMENTO “DE ASPIRAÇÃO TOTALITÁRIA”! ABRA! VOCÊS ESTÃO ERRADOS!
    DEIXEM ESSES ALUNOS E ALUNAS DO “LIBERTA UESB” SE FORMAREM EXCELENTES E ÉTICOS PROFISSIONAIS, NO MAR DE ROSAS QUE É A UESB E A EDUCAÇÃO PÚBLICA DESSE PAIS.
    FAÇAM VALER O PRIVILÉGIO DESSES, POIS ELES SÃO O CENTRO DA IMPORTÂNCIA ACADÊMICA.
    AFINAL, QUE SE DANEM VOCÊS, POBRES RADICAIS E MALDITOS INSUBORDINADOS, RADICAIS E INJUSTOS SEM CAUSA PRÓPRIA!
    MAS, SEJAM FIRMES MALDITOS INSUBORDINADOS! A “ELES SUAS AULAS SEM PREJUÍZOS, JÁ QUE SÃO OCOS DE CONSCIÊNCIA… MAS A VOCÊS A LUTA, INCANSÁVEL… A LUTA DE VOCÊS PRECISA SER INCANSÁVEL PARA QUE NO FUTURO A UESB SEJA EFETIVAMENTE LIVRE! A E EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE ACESSÍVEL A TODOS E DE QUALIDADE.

  4. Zenilda Lila

    Quero ver a imparcialidade desse blog e se merece minha leitura contínua. Rss. E caso seja recusado o comentário, quero uma justificativa.

  5. valdomiro

    estaqmos precisando neste momento dificil por que passa as nossas instituições,DE PESSOAS QUE USEM AS FORÇAS E CONDOÇÕES DE QUE DISPÕEM, PARA REALIZAR E NUNCA IMPEDIR. em vez da força use o raciocinio

  6. Jonas Lemits

    Essas coxinha tão tudo estragada.

  7. Thaís

    Se a ocupação fosse uma decisão autocrática de uma minoria, não teria sido decidida em assembleia.

  8. Talisson

    Respeito a opinião de quem é contra o movimento, mas dizer que isso não passa de revanchismo político é uma piada né?? vcs estudantes estão cientes do que a PEC representa de fato??? Que pena que a UESB esta passando por essa divergência!! Pelo menos na UFBA estamos todos mobilizados para barra esse retrocesso, sem partidarismo, sem revanchismo, apenas com fatos, estudos e debates sobre o tema. E hoje através dos nosso esforços diante da ameaça que cresce sobre as instituições públicas, os professores da UFBA IMS/CAT, se juntaram-se aos estudantes e aderiram a indicação de greve que terá inicial a partir de segunda feira!!

  9. Ex uesbiana

    Minoria= vide o vídeo da ultima assembleia de estudantes!
    Greve e paralisação de professores podem fechar os portões da uesb
    Alunos de medicina, em luta por coisas de um UNICO curso: o deles, podem fechar a uesb

    Agora, se forem estudantes dos demais cursos, em uma luta que interfere na vida de vaaaaarias pessoas vem com esse (como os conservadores gostam de falar): “mimimi”

  10. João Pedro

    Quer dizer agora que lutar contra a medida deplorável da PEC 241, que destrói e cerceia grande parte dos direitos estudantis e lutar por um sistema educacional mais justo é DESPOTISMO E AUTORITARISMO??? Vão tomar no cu, seus coxinhas, playboys, filhinhos de papai de merda! Vocês não estão nem aí para causa nenhuma e nem pra ninguém. Só olham para o próprio umbigo e visam privilegiar somente os próprios interesses!

    O ENEM vai acontecer normalmente, com ocupação ou não, deixem de ser burros e canalhas, seus animais! Quer dizer que o movimento estudantil que faz parte da ocupação é MINORIA???? HAHAHAHAHA Vocês não estavam presentes na última assembléia, na qual foi deliberado e decidido democraticamente pela MAIORIA DAS PESSOAS PRESENTES que a ocupação continuaria??? VOCÊS É QUE SÃO A MINORIA, DEIXEM DE SER RETARDADOS, PORRA!

  11. Thiago

    LIBERTA UESB

  12. UESB RESISTE!

    ESSE MOVIMENTO “LIBERTA UESB” É TOTALMENTE INDIVIDUALISTA, POIS NÃO PENSA NO “BEM COMUM” OU AO MENOS “O BEM COMUM A LONGO PRAZO”. ENTENDO QUE A OCUPAÇÃO ESTA INTERROMPENDO AS AULAS, E OS FUTUROS FORMANDOS E ETC. PORÉM, NÃO É “O BEM COMUM A CURTO PRAZO” (QUE O MOVIMENTO “LIBERTA UESB” REIVINDICA) QUE VAI RESOLVER O REAL PROBLEMA.
    AO INVÉS DE DAR O APOIO Á AQUELES QUE OCUPAM A UESB EM PROL DE UM BEM MAIOR PARA A SOCIEDADE, AQUELES QUE ESTÃO LONGE DE SUAS CASAS, DE SUAS COMODIDADES POR UMA CAUSA MAIOR, ESSAS 34 PESSOAS DO MOVIMENTO “LIBERTA UESB” SÓ CONSEGUEM PENSAR EM SI MESMAS, NO HOJE, E CONCORDAM EM DEIXAR O AMANHÃ AO DEUS DARÁ. A NOSSA UNIVERSIDADE JÁ ESTA UM CAOS…FALTA PRATICAMENTE TUDO! E AGORA? ENTÃO COMO SERÁ? VAMOS TAPAR OS OLHOS PARA TUDO? POR QUE DO JEITO QUE ESTA, LOGO LOGO AS NOSSAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS SERÃO PRIVATIZADAS. ESSE MOVIMENTO “LIBERTA UESB” É MAIS UM MOVIMENTO “FECHA OS OLHOS UESB” . NÃO PODEMOS DEIXAR MORRER EM NÓS O ESPIRITO DE JOVEM, O NOSSO ESPIRITO DE LUTA. SE OS JOVENS DOS ANOS 80, FORAM RESPONSÁVEIS POR TANTAS CONQUISTAS COMO AS DIRETAS JÁ, IMPEACHMENT DE COLLOR, ENTRE TANTAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES IMPORTANTES NO BRASIL, ENTÃO PORQUE NÃO LUTARMOS TODOS JUNTOS CONTRA A PEC 241? PRECISAMOS LEMBRAR QUE SÃO 20 ANOS!!!!! NÃO É SÓ O SEU SEMESTRE, OU A SUA FORMATURA QUE ESTA EM JOGO, SÃO 20 ANOS. E TODAS AS NOSSAS FUTURAS GERAÇÕES SOFRERÃO COM ESSA PEC 241. ENTÃO CONTINUE NA LUTA UESB!!!!

  13. JGuimarães

    Lendo a reportagem fiquei com uma dúvida e não sei se foi perguntado ao grupo pelo blog. Como o movimento “Liberta UESB” sabe que são maioria?

  14. Anônima

    Não sei por qual motivo, mas esse estilo de escrita me lembrou muito o Temer. “Outrossim, Sobreleva-se, ademais”. Comecem tentando escrever um texto menos pomposo, com uma linguagem mais acessível. Tá feio!

  15. Kinha

    Não vejo uma maioria ai!

Os comentários estão fechados.