A Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Vitória da Conquista, está entre as 20 empresas parceiras do projeto ‘Sangue Bom’, de incentivo a doação de sangue e que foi lançado em Vitória da Conquista na noite de terça-feira (8) pela agência Rossane Comunicação e Cultura. Na oportunidade, a FTC recebeu o certificado de adesão por meio do jornalista Mário Bittencourt, assessor de comunicação da Unidade Conquista. Além do apoio das empresas, o projeto tem o suporte técnico do Hemoba (autarquia estadual) de Vitória da Conquista. A assistente social do Hemoba Elianna Tavares disse que a unidade local coleta atualmente cerca de 300 bolsas de sangue por mês. De acordo com ela, seria necessário coletar 50 bolsas a mais no mesmo período para haver tranquilidade no atendimento, que envolve de atendimentos de emergências às cirurgias eletivas. Ainda segundo Elianna, para este número de coleta é necessário o atendimento a 400 doadores, considerando a inaptidão clínica. >>>>>
Esperança de vida
A ideia do projeto, cujo trabalho começou há seis meses, nasceu do sonho da empresária Leda Nunes. Para ela, o ‘Sangue Bom’ foi concebido porque existem milhares de pessoas que tem no gesto da doação uma esperança de vida.
“É como nascer de novo, por isso a ação busca quebrar tabus e desmistificar medos e preconceitos a respeito da doação de sangue. Ou seja, educar os doadores do presente e do futuro”, disse Leda.
Para Rossane Nascimento, da agência Rossane Comunicação e Cultura, é necessário criar um grupo de ‘controle’, em parceria com as empresas locais de Vitória da Conquista, para haver um fluxo contínuo e rotineiro de doares.
Para realizar a captação, o projeto prevê o agendamento de uma quantidade de funcionários das empresas parceiras, de tal modo que, em dias pré-agendados, o Hemoba receba, de forma fixa, pessoas encaminhadas pelo projeto.
“Mais do que sensibilizar para a importância da doação de sangue, é preciso criar uma consciência e postura de doador em meio a uma população que tem medo de doar ou não conhece o processo da doação, afirma Rossane.
Atuação contínua
A meta atual do projeto, para evitar falta de bolsa de sangues, é ajudar o Hemoba a alcançar a marca de 400 doadores ao mês, e isto significa 20 doações diárias, contando apenas de segunda a sexta.
Para alcançar esta meta, o projeto irá atuar constantemente junto a empresas, universidades, instituições, igrejas e escolas com o objetivo de gerar um contínuo processo, sem pausas e assim estimular a cultura de doação de sangue e a responsabilidade social.
A maior recompensa aos doadores é estar desenvolvendo o compromisso de cidadania e ativando sentimento de amor aos que precisam.
Além disso, como bônus, os doadores poderão ser contemplados, através de sorteio, ao final de cada ano, com prêmios e brindes oferecidos pelas empresas parceiras, a exemplo de livros, bolsas de estudo, e uma viagem para um fim e semana em Porto Seguro, com direito a acompanhante.
Adesão
A instituição interessada pode entrar em contato com o setor de Captação do PROJETO “SANGUE BOM”, através do Fone 77 3421 4881 ou pelo e-mail [email protected], no horário de 9h30 as 17h, de segunda a sexta-feira.