Ex-presidente do Legislativo Conquistense, José Willian de Oliveira Nunes, de 68 anos, chegou a ser apontado para pilotar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, porém o prefeito Herzem Gusmão Pereira mudou as pedras de lugar o colocando na Presidência da Empresa Municipal de Urbanismo de Vitória da Conquista (EMURC). Ele terá como principal objetivo de colocar as contas no azul, tendo em vista que a EMURC tem um déficit de R$36.971.237,58. “É uma dívida quase que impagável. Uma dívida enorme”, afirmou o presidente durante entrevista coletiva na manhã da sexta-feira (6). “Ela encontra-se quase que paralisada em que se refere a realização de obras. Está funcionando a parte administrativa e pouca coisa de obras na cidade, por falta de recursos, nós não dispomos de dinheiro, absolutamente não dispomos de dinheiro nenhum. O salário dos funcionários do mês de dezembro não foi pago pela administração passada, fornecedores todos com dinheiro a receber aqui na EMURC, a EMURC não dispõe de créditos para poder comprar e por não possuir crédito para comprar as obras estão todas paralisadas”, disse Zé Willian. Segundo ele o patrimônio dessa empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, criada em 23 de novembro de 1977, foi “completamente delapidado”.
“Para você ter uma ideia a sede da EMURC, aquela sede que foi quando a EMURC nasceu e ali viveu muito tempo, hoje não pertence mais a EMURC. Os terrenos, os loteamentos alguns foram penhorados, outros foram até invadidos. Afirmo novamente, o patrimônio da EMURC foi completamente delapidado”, continuou. Conforme o peemedebista, uma das promessas do prefeito Herzem Gusmão é revitalizar essa empresa que tem como objetivo implantar planos urbanísticos, executar e fiscalizar serviços de caráter econômico, podendo realizá-los também em municípios do Sudoeste Baiano. “Eu estou esperançoso porque existe uma determinação do prefeito de que ele vai reerguer a EMURC e ele me convidou para estar aqui com esse propósito que ele vai dar condições para que a EMURC volte pelo menos a trabalhar pela cidade como foi feito no passado”, comentou. Em seus últimos instantes com prefeito, Guilherme Menezes de Andrade [ouça a entrevista] falou sobre o assunto atribuindo a piora da situação após a chegada de Michel Temer na Presidência da República, tendo em vista que os recursos antes liberados antecipadamente pela Caixa Econômica Federal no início das obras foram bloqueados. Ouça a entrevista completa de Zé Willian no player abaixo que o BLOG DO ANDERSON reproduz do Sudoeste Agora.
Uma Resposta para “EMURC: “Uma dívida quase que impagável”, diz presidente sobre déficit de R$36,9 milhões; ouça a entrevista”
João Marcos Silva
Eu estou vendo muitas declarações oportunistas. Antes das gestões de Guilherme e José Raimundo, Vitória da Conquista era um “sítio regional” dirigido por estes vanguardistas, que hoje colocam-se como solução e ilibados defensores da cidade.Um bando de estelionatário político.