Pacientes, familiares e funcionários do Hospital Afrânio Peixoto fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (20) contra o fechamento da instituição para atendimento a pessoas com distúrbios psiquiátricos. O Hospital será fechado para reforma e se transformar como referência para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. A medida ansiada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) deve acontecer no dia 3 de março.
O Hospital Afrânio Peixoto atende pacientes de Vitória da Conquista e outros 200 municípios do Centro Sul e Oeste Baiano além do Norte de Minhas Gerais, somando quase três mil atendimentos por mês, incluindo ambulatório, internamento, urgência e emergência e o apoio a familiares. Após a concentração, os manifestantes saíram em caminhada com cartazes exibindo suas queixas em defesa da permanência desse modelo de instituição. “Para que não haja descontinuidade no atendimento psiquiátrico na região, leitos da especialidade serão abertos no HGVC.
Haverá ainda uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Além disso, há expectativa de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas”, diz nota da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Ouça a entrevista de Lygia Matos Barreto de Castro gravada na manhã da sexta-feira (17) pelo BLOG DO ANDERSON.