José Maria Alves Caires | Empresário e Ativista Social | [email protected]
Nós vencemos obstáculos técnicos e o novo aeroporto será uma realidade no ano 2018, mas sem água não haverá crescimento, o racionamento só será resolvido se houver a mesma participação dos segmentos sociais organizados da imprensa, dos políticos e da população. Setenta por cento do planeta terra é coberto de água, mas apenas 2,5% é doce e 1,86% formada por gelo. Leia a íntegra.
Vivemos décadas acreditando que a barragem do rio pardo seria a solução de abastecimento de água em Conquista, foi inclusive palanque de políticos, tanto de situação como da oposição, que “poderá” até acontecer, mas daqui algumas décadas. Sempre que vem o racionamento volta o mesmo discurso.
Águas fria I e II acumulam 6,7 milhões de metros cúbicos de água, Catolé quando concluir chegarão os três reservatórios a quase de 30 milhões de m³.
Temos duas tubulações de Barra do Choça para Vitória da Conquista de 700 mm e atualmente produz cerca de 550 litros por segundo, quando o ideal seria o dobro da produção para uma população de 500 mil habitantes.
A nossa vizinha Anagé tem uma barragem com capacidade superior a 300 milhões de metros cúbicos, 50 vezes mais do manancial existente em Barra do Choça.
Com as elevatórias e adutora de aproximadamente 60 KM supriria definitivamente nossa escassez de água. Os custos fixo de energia serão cobertos com a geração de energia fotovoltaicas. Anagé não tem até então um bom aproveitamento adequado desse manancial. Nosso propósito é iniciar uma campanha pra resolver também o abastecimento da água. Sem água a região não cresce, não atrai negócios e o novo aeroporto não surtirá o efeito desejado.
“Água, é mais Conquista”
2 Respostas para “Zé Maria Caires: Água, é mais Conquista”
cau
você ta louco a População de Conquista, gasta demais ñ economiza Conquista ñ tem ate hj ñ se tem um plano ambiental para o Rio Catolé, só coisas fajutas vc logo vc q eu admiro tanto deveria ver por cima atraves de um drone ou Helicopitero como ta o manancial do Catolé e outra a Barragem de Anagé ñ aguenta isso la chove de anos em anos as pessoas de Conquista tão mau acostumada em só distruir veja a mata cipó q circundava Conquista pegue uma foto do Google de 2012 e pega uma foto atual só dinheiro é bom e qdo acabar natureza la para 2030, Conquista vai virar um deserto do Sahara escreve isso Jovem abraço
ISRAEL PEREIRA ANDRADE
Falta um político de força,em termos políticos .De cuja influência e importância que ultrapasse o limite regional.Anagé,na época da construção de sua barragem,tinha.