Amargosa: Frigorífico inicia abate de jumentos

Foto: BLOG DO ANDERSON

O FriNordeste, frigorífico localizado em Amargosa, iniciou o abate de jumentos nesta quarta-feira (26). A unidade gera 150 empregos diretos e 270 indiretos. A empresa vai produzir cerca de 300 toneladas de carne por mês, que serão exportadas para o mercado asiático.  A operação do frigorífico é consequência das negociações realizadas pelo governador Rui Costa na China. “Os 420 empregos gerados são resultado concreto da viagem que fizemos à China em março de 2016. Retornaremos ao país asiático ainda este ano com o objetivo de confirmar investimentos de grande porte, que vão gerar ainda mais empregos e desenvolvimento para o nosso estado”, afirma Rui. 

Um dos sócios da empresa, Mairton Souza, destaca que “o governador visualizou uma nova pecuária não apenas para a Bahia, como também para o Nordeste, para a região semiárida. Ele não mediu esforços, com apoio incondicional de todas as secretarias. Foi ele, inclusive, que trouxe os chineses e me apresentou”.
O Frinordeste funciona na área de um antigo frigorífico, que havia encerrado as atividades há dois anos. “Com a intenção de reabri-lo, o governador trouxe esse projeto novo. Para conhecer o mercado, nós iniciamos o abate, de forma experimental, no frigorífico da Chapada Diamantina [FrigoCezar], em Miguel Calmon. A partir desse teste, nós destinamos um frigorífico apenas para este tipo de abate”, acrescenta Mairton.
O objetivo é exportar a carne e também o couro animal, que será direcionado às indústrias de cosméticos e farmacêuticos. O projeto engloba desde a aquisição de jumentos de pequenos produtores rurais até a procriação pela empresa, inclusive com melhoramento genético da espécie na Bahia, a partir de animais trazidos da China.

3 Respostas para “Amargosa: Frigorífico inicia abate de jumentos”

  1. Aurea Mota Barreto.

    EM 65 JÁ acontecia isso nunca tomaram providência. É lamentável! Não aceito de forma alguma. Porquestra ter que matar esses animais! Não admito.

  2. Andre

    Otima solucao, pior seriam estes animais na estrada.
    A viabilidade desse projeto esta na cadeia produtiva ,com geração de empregos diretos e indiretos , sobretudo numa crise que enfrentamos.

  3. Ailton

    isso e um absurdo fazer com um animal tao inocente e simbolo do norteste isso nao pode acontecer temos que lutar para que uma barbárie não pode acontecer para favorecer meia duzia deste monstro gannanciosos os chineses manda la na china aqui manda nós eles pensam como tem gente que concorda com tamanha atrocidade

Os comentários estão fechados.