Aeroporto Vitória da Conquista: obras do Terminal de Passageiros estão paralisadas há um mês

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A placa oficial diz que o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Vitória da Conquista estará concluído no dia 12 de março do ano que vem, mas pela situação deverá ter esse prazo prorrogado. Paralisados há um mês os trabalhadores não têm data prevista para retomarem as atividades. Na tarde desta quarta-feira (13) o BLOG DO ANDERSON retornou ao Distrito Aeroportuário, onde está sendo instalado o futuro Aeroporto Glauber Rocha, e pode observar a calmaria. Nem o porteiro estava em seu posto. De acordo com Diogo Guadarde dos Santos, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-Bahia), “o motivo da paralisação se dá por conta que os trabalhadores têm uma representatividade do Sindicato, que é o SINTEPAV, e as empresas por si não reconhecem o Sindicato do SINTEPAV como representantes dos trabalhadores”.

“Os trabalhadores estão com a diferença salarial, da campanha salarial, atrasadas, estão com cestas básicas atrasadas e a empresa tomou como posição dela de não comparecer nesses dias de paralisação que são os próprios trabalhadores que estão evitando que os outros trabalhadores adentrem no campo de trabalho”, disse Diogo Guadarde que estava acompanhado do sindicalista Manoel Araújo. Numa ação enviada à 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista [confira aqui] de autoria do Consorcio Sial/PJJ diz que a entidade que deveria representar os servidores deveria ser a Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira de Vitória da Conquista e não o SINTEPAV. “Determino ao Réu que se abstenha realizar quaisquer atos que impeçam a atividade da Autora, bem como o ingresso dos empregados ao local de trabalho, devendo se limitar às condutas acima reconhecidas como legítimas do motivo paredista, nos termos da fundamentação supra, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00, até o limite de R$ 200.000,00”, sentenciou o Juiz do Trabalho, Sebastião Martins Lopes.

Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia diz que “a obra do Terminal de Passageiros do novo Aeroporto de Vitória da Conquista está parada por causa de uma disputa entre os sindicatos da construção. A empresa contratada realizou as homologações dos operários por um sindicato quando deveria fazer por outro. A construtora já foi notificada pela Secretaria de Infraestrutura e deverá cumprir a decisão judicial para a regularização sindical. Caso as obras não sejam retomadas, a empresa será multada. A SEINFRA espera que a obra seja retomada o mais breve possível para que o cronograma de entrega seja cumprido”. O BLOG DO ANDERSON também procurou a Sial Engenharia que prometeu uma resposta, porém até às 17h46 ninguém havia se manifestado.


Os comentários estão fechados.