A Liberdade de Imprensa: direito e deveres no Jornalismo são temas de debate em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Auditório Fabiano Aguiar Vieira Santos tem registrado movimentação intensa nestes últimos dois meses. E na última quinta-feira (27) a Ordem dos Advogados do Brasil promoveu um debate voltado ao Jornalismo em Vitória da Conquista.

De acordo com a OAB, o evento surgiu com o objetivo de levar a público informações que alguns querem manter em sigilo: eis uma das principais missões de jornalistas e de veículos de imprensa.

“Assim sendo, a atividade jornalística tem sido muitas vezes afrontada por medidas que buscam impedir a divulgação de notícias. De igual modo, há uma necessidade imperiosa de se discutir os aspectos da reparação nas ocasiões em que efetivamente existe o dano provocado pela atuação jornalística”, diz nota enviada ao BLOG DO ANDERSON.

Durante o ato, o advogado e professor de Direito Civil, Ermiro Ferreira Neto, abordou questões relacionadas a liberdade de imprensa, responsabilidade civil do jornalista e dos veículos de comunicação, levando em conta os pressupostos legais e meios de reparação do dano.

A palestra também esclareceu a regulamentação da responsabilidade civil jornalística, indicando o limite entre o exercício do direito de noticiar e o abuso na veiculação da informação, tratando inclusive dos efeitos do desmentido, do direito de resposta e a possibilidade de não pagamento de indenização em determinados casos.

No final das apresentações, mediadas pelo radialista Célio Santos, diversos brindes foram sorteados aos comunicadores. Abaixo o BLOG DO ANDERSON reproduz fotos e a reportagem especial da jornalista Mônica Cajaíba que foi ao ar no Sudoeste Agora, via Rádio Clube de Conquista.


Os comentários estão fechados.