Waldenor e Zé Raimundo: projeto de barreiros de trincheira amplia oferta de água em Iuiú

Foto: Divulgação

Projeto de construção de barreiros de trincheira que vem sendo executado no município de Iuiú já realizou mais de 80 unidades no primeiro semestre e deve dobrar este número ainda este ano, na expectativa dos vereadores Rahy, Zé Burica e Guima, que solicitaram essas ações do governo do estado com o apoio dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT).Entre as comunidades iuiuenses atendidas, eles destacam as comunidades de Agreste, Esperança, Casa Armada I e II, Poço de Pedra, Poço da Baraúna, Coqueiro, Boqueirão, Zé Honório, Ponte Nova, Morro Defunto, Tabocal, Jacolhi, Morro de Aurélio, Batalhão, Lagoa de Pedra, e na região de Pindorama, especificamente em Serrinha, Lagoa Grande, Belém, Lagoa da Onça, Lagoa Torta, Mata Grande e Colônia.

Os barreiros de trincheira são executados através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia e a entidade AGESP, sob presidência de Moacyr Badaró, que segundo os vereadores, um vem gerindo o projeto com total zelo, responsabilidade e, sobretudo, atenção às necessidades da região, que é de notoriedade a escassez de água para consumo e produção agrícola.

Os Barreiros-Trincheira são tanques longos e fundos escavados no solo, e têm esse nome justamente pois se parecem muito com uma enorme trincheira. Servem para armazenar água de chuva, com vistas a ampliar a área produtiva das famílias, como plantio de verduras, legumes, frutas etc, que darão maior segurança alimentar às pessoas do campo, mas, também servirá para o cultivo de pequenas áreas de pastagem ou matar a sede dos animais.

“Sem contar que o barreiro trincheira é uma tecnologia simples de ser construída, e pesquisas provaram que a evaporação de água é muito menor que as outras modalidades de tanques escavados no solo” , destaca Rhay, acrescentando que os barreiros construídas no Município de Iuiú tem capacidade de armazenagem de 600 mil a 700 mil litros de água.

A segunda etapa do projeto já está em fase de planejamento para que seja pleiteada jubto ao governo. Ja está para execução a construção de barreiros nas comunidades de Lajedão, Lagoa dos Porcos, Pé da Serra, Iuiú de Cima, Brejinho, Veredinha, Juazeiro, Brejo Bezerra e outras.

Segundo o Vereador Rahy, os vereadores contarão mais uma vez com a equipe do Governador da Bahia, Rui Costa (PT), nessa empreitada, que tem já apresentado em sua gestão resultados práticos e fundamentais na vida dos homens e mulheres do campo.


Os comentários estão fechados.