Além de Piripá, a quarta-feira (25) é um dia de protestos em Maetinga. Nesta cidade do Sudoeste Baiano, localizada a 93 quilômetros de Vitória da Conquista, populares saíram às ruas cobrando melhorias nos serviços e a nova tabela da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). “Estamos reivindicando uma água de qualidade e reclamando dos valores abusivos das contas já que diminuiu a quantidade mínima de 10m³ [metros cúbicos] litros para 7m³””, disse um dos manifestantes via WhatsApp com o BLOG DO ANDERSON.
Ainda de acordo com o internauta, a EMBASA foi convocada para uma audiência pública na Câmara Municipal de Maetinga, no entanto nenhum representante compareceu. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o prefeito Edcarlos Lima Oliveira disse que tem mantido diálogo com a EMBASA cobrando ações para atender o clamor da comunidade maetinguense.
“Estamos mantendo conversas permanentes com a direção da Embasa na Cidade cobrando ações para melhorar a qualidade da água. Inclusive já pedimos a mudança de captação de água para o açude do Tabuleirinho visto que a água que está sendo captada na barragem do Mateiro não apresenta boas condições de consumo. Receberemos na próxima sexta-feira [27 de outubro] a representante regional da EMBASA do Escritório de Vitória da Conquista par uma reunião para definirmos estratégias para melhorar o serviço para nossa população”, disse o petista Edcarlos Oliveira.
“Estive na semana passada na sede da EMBASA em Salvador para tratar do projeto da adutora que trará água de Anagé para nossa Cidade, que, acreditamos ser a solução mais viável para garantir segurança hídrica para nossa população”, completou. Através de imagens enviadas ao BLOG DO ANDERSON é possível constatar a protestação que conta até com pneus incendiados. A EMBASA ainda não se manifestou sobre o assunto.