Luana Barros
A primeira turma de comunicação social com jornalismo em multimeios do Campus XXIII da Universidade do Estado da Bahia, após três anos de início do curso, coloca em prática o tão esperado e idealizado projeto de construir uma página on-line para publicação de suas produções jornalísticas, com apoio e incentivo da docente Emanuelle Pereira e da coordenadora do curso Gislene Moreira. Leia a íntegra.
Diante das vivências dentro de sala de aula ao decorrer do curso, a docente Emanuelle propôs a realização de um jornal laboratório na versão On-line aliando as teorias compartilhadas e a prática. “Tivemos grandes dificuldades em executar o nosso primeiro projeto de produção jornalística, pois inicialmente tínhamos como objetivo a confecção de um jornal impresso, nos primeiros semestres do curso, por falta de infraestrutura do laboratório, recursos para impressão e outras adversidades, não houve condições de distribuição da ferramenta. Essa versão em blog permitiu darmos a visibilidade inicial dos conteúdos que os discentes vem produzindo na disciplina”, explica a docente.
A versão online sugerida e produzida pela turma evidencia novas alternativas emergentes para o jornalismo regional em tempos de ciberespaço dotada de critérios de noticiabilidade e apuração orientada pela ética que se exige na criação de textos jornalísticos.
“A participação dos estudantes de comunicação na construção de um jornal laboratório é fundamental para seu processo de aprendizagem. É através deste tipo de experiência que eles desenvolvem a prática redação jornalística, mas também conhecem das rotinas da profissão e a ética necessária ao jornalismo de qualidade. Superar o desafio de construir uma mídia mais plural, democrática e ética é uma das funções da oferta de graduação nas universidades públicas. Espero que ao formar esta turma, a UNEB esteja enviando para a sociedade um grupo de jornalistas mais comprometido com o desenvolvimento sustentável da região. O Jornal Bambúrrio é um dos passos neste sentido”, afirma a coordenadora Gislene.
Nomeado como O Bambúrrio, o canal de comunicação traz produções de âmbito jornalístico, literário, da área do entretenimento. Os estudantes foram divididos em Editorias, obtendo funções e responsabilidades para a produção diária das informações.
Este jornal on-line laboratório pretende trazer os acontecimentos de Seabra e seus arredores, reportando-os em textos autorais, inéditos e cuidadosamente aperfeiçoados. “Estamos executando grande parte daquilo que aprendemos até hoje ao logo dos semestres que já se passaram. O Bambúrrio tem perfil muito bem definido e isso possibilita uma melhoria nítida na qualidade da comunicação aqui na Chapada”, diz Iago Aquino, discente e Webmaster do jornal.