Mostra Cinema Conquista: pesquisador conquistense lança filme com “causos” peculiares da cultura brasileira

Foto: BLOG DO ANDERSON

Logo mais às 18h40 desta segunda-feira (20), durante a 12ª edição da Mostra Cinema Conquista, que será realizada entre 19 e 24 de novembro, no Auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas, o historiador e pesquisador de cinema Marcelo Lopes lançará seu primeiro longa metragem, o documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”. Produzido pela TV Local e Instituto Mandacaru, com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundo de Cultura, o filme segue o rastro de uma prática conhecida, dentre outros nomes, como “Santo Lenho”, um ato simbólico e sincrético de proteção sobrenatural que “fecha o corpo” do praticante. Leia a íntegra.

Pesquisado e gravado nas regiões de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina, Salvador e Recôncavo, o documentário esmiúça histórias da tradição oral brasileira, permeadas por referências de religião, política, violência, poder, criação artística e memória, e se desenha como um panorama repleto de “causos” peculiares do sobrenatural na cultura popular. Peculiar como o próprio título do longa-metragem que, segundo o diretor, é uma referência ao trecho de uma reza católica, recomendada por Padre Cícero aos seus fiéis, “que prevenia conta o mau-olhado, as energias diabólicas e contra o veneno peçonhento do cão danado”, observa.

Além de um registro histórico de temas importantes da cultura oral nordestina, com relatos fantásticos de personagens anônimos e famosos, o filme ainda traz uma das últimas entrevistas com o escritor João Ubaldo Ribeiro, morto em 2014.

A exibição do documentário acontecerá nesta segunda-feira (20), às 18h, no auditório da Escola Normal. A entrada é franca.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”
ONDE: Auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal)
QUANDO: 18 horas
COMO: Entrada gratuita


Os comentários estão fechados.