Começou nesta terça-feira (13) o 3° Fórum Social Mundial (FSM), em Salvador. O evento segue até o sábado (17) com mais de mil atividades, debates e palestras que vão acontecer em vários pontos da Capital Baiana. O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) participa das atividades, a marcha Resistir é Criar, Resistir é Transformar. “É uma festa da democracia, de defesa da democracia. Teremos aqui em Salvador pessoas de vários países, de várias partes do Brasil, reunidas para discutir e debater os caminhos para um mundo mais igual e justo.
A gente vive hoje, em todo o mundo, tempos muito conturbados, com ataques à democracia, à liberdade. E só mudaremos esse cenário com ações coletivas, com a construção de novas realidades. É como o lema do Fórum diz: um outro mundo é possível”, defendeu o deputado que já participou de outras edições do evento.
O Fórum Social Mundial é um evento que envolve movimentos sociais de várias partes do mundo, a fim de elaborar alternativas para uma transformação social global. O primeiro FSM teve objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos que, desde 1971, defende as políticas neoliberais em todo mundo. Nomes importantes da política nacional e internacional já confirmaram presença, como o ex-presidentes Lula e Dilma, além de José Mujica, ex-presidente do Uruguai e Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina.