Anunciado durante um encontro na Igreja Batista Nacional da Paz na última semana, o prefeito Herzem Gusmão Pereira oficializou nesta segunda-feira (2) novidades para a Rede Municipal de Ensino. O modelo vem de Sobral, município do interior do Ceará que é referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este resultado foi possível graças a um trabalho coletivo, focado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar e na valorização do professor e na meritocracia. O êxito do Executivo Sobralense se deu em 2015 na gestão dividida entre o PDT e o PT com o prefeito Ivo Ferreira Gomes e Chistianne Coelho. Ivo é filho de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, bacharel em Direito e ex-prefeito de Sobral, e de Maria José Santos Ferreira Gomes, e irmão do ex-governador do Ceará, Cid Gomes, e do ex-deputado federal Ciro Gomes. Segundo Herzem, todo o processo será sem ônus aos cofres da Prefeitura de Vitória da Conquista. Confira a nota lançada no portal oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista.
A cidade de Sobral, no Ceará, tornou-se referência nacional de gestão educacional ao atingir a primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este resultado foi possível graças a um trabalho coletivo, focado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar e na valorização do professor e na meritocracia.
Agora, este modelo, que faz parte do projeto nacional de ensino, será aplicado em Vitória da Conquista – uma das cinco primeiras cidades que vão receber a iniciativa. “Esse modelo será extremamente importante para a política educacional que estamos implantando no município. Pretendemos, com a experiência de Sobral, melhorar a educação básica em Conquista e fazer com que a gente avance nos resultados do Ideb”, enfatizou o prefeito Herzem Gusmão.
A partir deste mês, os técnicos da cidade cearense virão ao município para realizar um diagnóstico da rede municipal de ensino. Em seguida, será proposto para a Secretaria Municipal de Educação as diretrizes para que as metas propostas sejam alcançadas.
O programa terá foco no Ensino Fundamental I e nos ensinos de português e matemática. Tudo para proporcionar aos nossos alunos todos os requisitos necessários para que eles possam ser plenamente alfabetizados e se desenvolverem no processo de aprendizagem.