O Brasil é um dos favoritos a ganhar a Copa da Rússia, assegurou o técnico Tite, da seleção brasileira de futebol. Ele participou de coletiva nesta segunda-feira (14), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), logo após anunciar a lista dos 23 jogadores convocados. “O Brasil é um dos favoritos, sim. Pelo futebol que tem apresentado e pela consistência da equipe”, afirmou Tite, quando perguntado sobre o favoritismo que sempre ronda a seleção brasileira em todas as copas, embora isto não tenha se traduzido sempre em vitórias. >>>>
Tite revelou que, entre os principais pontos que levou em consideração ao convocar um jogador, está o retrospecto de sua carreira, além do que ele classificou de feeling [substantivo inglês que significa, em tradução livre, intuição], ao conversar diretamente com o atleta.
“Consistência de carreira, de trabalho, dentro da seleção e da própria carreira credenciam a este momento máximo que é a seleção brasileira, principalmente em copa do mundo. Mundial, pressão psicológica, necessidade de desempenho, aspectos táticos, técnicos, físicos e emocionais são fundamentais para esta avaliação.”
O técnico ressaltou que o aspecto psicológico é importantíssimo para os jogadores, pois o mundial é uma competição curta. Após uma fase de grupos, quando passam dois times, a disputa é do tipo mata-mata, quando só passa para a próxima quem vencer, tornando cada partida uma decisão.
“O aspecto psicológico e emocional são fundamentais. São de três a sete jogos nesta copa, as tensões são muito fortes e tem que aguentar as pressões.Todos aqueles que passaram [por outras copas] vão me ajudar e ajudar a comissão técnica. Eles vivenciaram uma experiência única, que se aprende ganhando, empatando e perdendo. Depende da nossa capacidade de absorver isso.
Situação de Neymar
Quanto à situação física do atacante Neymar, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, que também participou da coletiva, garantiu que o jogador estará pronto para participar do primeiro amistoso, contra a Croácia.
“Nós estivemos este fim de semana acompanhando a reta final de sua recuperação. Ele se encontra muito bem. Os exames de imagem mostraram uma ótima evolução da fratura. Ele já começou o trabalho em campo, o trabalho vai ser progressivo. A nossa ideia é que ele se apresente na Granja Comary em condições de trabalhar com bola e, gradativamente, com o grupo. Ele terá condições físicas de participar do primeiro amistoso e terá condições de recuperar esta condição de jogo”, disse Lasmar.
O médico também garantiu que Felipe Luiz está recuperado de fratura e que há tempo suficiente, antes do início da competição, para recuperar Fagner.
Cronograma de treinos
Os trabalhos de treinamento e avaliação física na Granja Comary, em Teresópolis, começarão já na próxima semana, a partir do dia 21, quando os jogadores se apresentarão e serão recebidos pela comissão técnica, que chega um dia antes.
Serão apenas seis dias de trabalho, pois no dia 27 todos embarcam para a Inglaterra, onde a seleção fará sua preparação no centro de treinamento do clube de futebol Tottenham. Dois amistosos foram marcados, antes de a equipe viajar à Rússia. Dia 3 de junho, os brasileiros enfrentam o selecionado da Croácia, em Liverpool, e dia 10 jogam contra a Áustria, em Viena.
Preparação em Sochi
Na Rússia, a Seleção fará sua preparação final na cidade de Sochi, onde realizará os treinamentos e retornará após as partidas. No local, ficará toda a estrutura para os jogadores e a comissão técnica. A primeira partida do Brasil será dia 17, contra a Suíça; o segundo confronto será dia 22, contra a Costa Rica; e o último jogo da primeira fase, dia 27, será contra a Sérvia.
Caso o Brasil fique em primeiro lugar no Grupo E, enfrentará, nas oitavas de final, dia 2 de julho, o segundo lugar do Grupo F, que tem Alemanha, Coréia do Sul, México e Suécia. A Copa do Mundo começará dia 14 de junho com o jogo da Rússia contra a Arábia Saudita, pelo Grupo A, e a final será dia 15 de julho.