Postagem no Instagram: OAB, Legislativo Conquistense e Câmara dos Deputados repudiam apologia ao estupro

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma postagem no Instragram de um estabelecimento de entretenimento tem deixado muita gente indignada em Vitória da Conquista. As imagens que o BLOG DO ANDERSON teve acesso, mostram mulheres amarradas penduradas num recinto. Como comentário, o responsável pela conta da rede social escreveu: estoque de comida. Uma reportagem do Avoador, site mantido no portal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), classificou a ação como apologia ao estupro. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, assinada pela vereadora Nildma Ribeiro Lima (PCdoB) e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), repudiou o ato. Para elas, isso “não pode ser vista como algo menor, irrelevante”. “O estarrecimento precisa tomar conta não apenas dos movimentos feministas. Precisamos enxergar o perigo que representa manifestações como estas, infelizmente, corriqueiras nas redes sociais e em nosso dia-à-dia. Essas “brincadeiras” revelam algo repugnante em nossas sociedades: a objetivação sexual.

Ver e tratar a mulher como instrumento de prazer é legitimar a cultura do estupro que se manifesta ao longo da história humana. Que fique bem claro: somos e nos tornamos mulheres! Espero que o autor daquele post seja exemplarmente punido. Respeita as Mina!”, diz o comunicado. Quem também entrou no caso foi a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista lançando “total repúdio à publicação”. “A referida publicação continha uma foto de três mulheres penduradas e amordaçadas, com a legenda “estoquem comida” em referência à “greve dos caminhoneiros” e a falta de combustíveis. A sociedade não pode mais admitir esse tipo de atitude misógina, preconceituosa, que coisifica a mulher e a expõe como objeto sexual. A Comissão da Mulher Advogada atuará de maneira incisiva no combate a esta postura, para evitar que condutas como esta continuem propagando-se na sociedade.

É dever de todos lutar pelo respeito à mulher, pela igualdade de gênero e pelo fim de um pensamento retrógrado e arcaico como esse. As mulheres não irão sucumbir às diversas agressões que sofrem todos os dias, desde insultos e desrespeitos à sua condição, como também não podem concordar com a convicção cristalizada de que o aumento desse tipo de violência é gerado pela ausência de leis severas, quando, na realidade, se trata de uma deficiência/deformidade cultural que precisa e deve ser superada.Infelizmente no Brasil a violência contra a mulher, em seus mais variados aspectos e especialmente a violência física, é uma realidade e apresenta números alarmantes, e a violência sexual mediante prática de estupro também encontra-se em nível extremamente elevado e isso não pode ser tratado como algo aceitável ou mesmo ser estimulado como na postagem aqui mencionada”, completa. Neste domingo (27) a postagem já havia sido removida. O BLOG DO ANDERSON não conseguiu contato com o protagonista dessa Polêmica Conquistense.


Os comentários estão fechados.