Shopping Popular de Itabuna: parte de obra inacabada desaba pela segunda vez em menos de dois anos

Fotos: Reprodução | TV Santa Cruz

Parte da obra inacabada do Shopping Popular de Itabuna, no sul da Bahia, desabou na madrugada desta quinta-feira (26). O espaço está em construção desde 2014, mas as obras foram abandonadas desde o ano passado. Esta é a segunda vez que a construção desaba em menos de dois anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há registro de feridos. Com a queda da estrutura, parte dos escombros tomaram a calçada onde o shopping é construído e ainda alcançou a via de passagem de veículos. A Defesa Civil do município esteve no local para avaliar o imóvel que fica no centro da cidade.

Parte do quarteirão da Avenida Inácio Tosta Filho, onde está localizado o shopping foi isolada. A primeira vez que o espaço caiu foi em novembro de 2016. Na época, o Corpo de Bombeiros embargou as obras por cerca de oito meses. Porém, em 2017, a construção foi retomada. Ainda no ano passado, as obras foram embargadas mais uma vez. Foram gastos mais de R$ 2 milhões para construir o prédio, que tem três andares e 150 boxes para abrigar os camelôs que atualmente ocupam a praça Adami, em Itabuna. Entretanto o espaço possui muitos problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras. Além disso, o forro de gesso está apodrecendo.

Uma cerca foi instalada para isolar a área, mas não impediram que as portas de metal fossem destruídas por vândalos, que também furtaram materiais da obra. De acordo com a prefeitura da cidade, em janeiro deste ano, uma comissão da gestão municipal emitiu um relatório sugerindo a demolição do prédio. A situação foi parar na Justiça, que então nomeou um perito para avaliar se realmente o prédio será demolido ou se há possibilidade de ser reformado. Porém, até a publicação desta reportagem, a obra segue abandonada. Informações do G1 e TV Santa Cruz.


Os comentários estão fechados.