O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, abandonou a campanha do candidato do seu partido ao Governo do Estado da Bahia, José Ronaldo de Carvalho. A decisão foi tomada após o postulante, principal nome de oposição ao Partido dos Trabalhadores nestas Eleições 2018, declarar voto a Jair Messias Bolsonado à Presidência da República do Brasil. Informações do Estadão.
A declaração, que ocorreu na noite de terça-feira, 2, durante debate entre os candidatos na TV Bahia, afiliada da TV Globo pertencente à família de ACM Neto, irritou tanto o prefeito de Salvador que fez ele cancelar atos de campanha ao lado de Ronaldo. Os dois não se falaram desde o acontecido – o que não deve acontecer tão cedo, dizem interlocutores. Uma viagem a Irecê, na qual o prefeito marcaria presença, foi tirada da agenda dele.
Um dos principais articuladores do apoio do Centrão ao candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Alckmin, ACM Neto é coordenador político da campanha do presidenciável tucano. Foi por causa de uma negociação entre os dois que PSDB e DEM decidiram unificar suas candidaturas na Bahia.