Agora á noite o Conselho Municipal de Sáude enviou a todos os vereadores do município a nota abaixo cobrando da câmara que apreciem o projeto de inclusão da cidade no Consórcio da Saúde com base na informação do Secretário de Saúde José Fernandes de ter enviado o projeto desde o dia 4 de outubro de 2018.
Caro(a) Vereador(a),
O Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, desde dezembro de 2017, vem indicando a entrada do município no Consórcio de Saúde bem como da participação dos serviços da Policlínica, tendo sido inclusive emitido uma Nota Pública a esse respeito. Reiteradas vezes este assunto foi discutido nas sessões plenárias deste Conselho, tendo sempre recebido respostas positivas por parte dos secretários da pasta. Inclusive na última reunião o atual secretario reiterou o interesse nesta participação, informando que apenas aguardava a votação do projeto na Câmara. >>>>>
A Policlínica visa prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial à especialidades médicas diversas e exames em busca de uma maior atenção à saúde do paciente. É notório que o estrangulamento da assistência especializada é hoje um dos maiores problemas da saúde do país, responsável para queda da efetividade da assistência e deixar de receber uma cota extra de exames do nível secundário numa policlínica instalada no próprio município será de difícil explicação para a comunidade em geral.
Este conselho atua sempre na direção de fazer avançar o SUS, portanto consideramos que a apreciação da proposta de inclusão no Consórcio de Saúde, que segundo o Secretário José Fernandes, foi encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 04 de outubro do corrente ano, deve receber a atenção e prioridades necessárias para que possa ser votado ainda no ano de 2018, pois como é público, e está em vários blogs da cidade, nesse momento Vitória da Conquista está fora do Consórcio de Saúde bem como da participação dos serviços da Policlínica.
Vimos, através desta, apelar para a responsabilidade de vossas senhorias em agilizar todo o processo garantindo que a inclusão do município no referido Consórcio se dê de forma ágil o suficiente para que não tenhamos a inauguração de um serviço tão importante como esse em nosso município sem que seus munícipes possam ter acesso ao mesmo.
Certos do grande papel social da Câmara de Vereadores e do compromisso público assumido por nossos edis em promover as ações que permitem a melhoria dos serviços em nossa cidade, agradecemos antecipadamente todo o esforço que será envidado no atendimento deste pleito.
Atenciosamente,
Monalisa Nascimento dos Santos Barros
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista