Educação Conquistense: Creche Municipal Senhorinha Cairo encerra projeto de artes com o artista carioca Ivan Cruz

Fotos: Divulgação

Piões, cavalinhos de pau, aviões de papel, carrinhos de lata, bolinhas de sabão. Pincel, tintas, telas. Música, alegria e asas a imaginação marcam a culminância do projeto Releitura de Artes na Educação Infantil. Promovido pelo Centro Municipal de Educação Infantil Senhorinha Cairo, o projeto contou com a participação de alunos, pais, professores e servidores da instituição. “De forma lúdica, foram apresentados aspectos da vida e obra de Vinícius de Morais, Tarsilla do Amaral, Romero Britto e Ivan Cruz.

Foi um projeto belo e tecido a muitas mãos. A comunidade escolar abraçou a ideia”, explicou a diretora do centro de Educação Infantil, Cristiane Conceição de Sousa. Cristiane, juntamente com as 215 crianças de 2 a 5 anos atendidas no espaço, tiveram oportunidade de conhecer o artista plástico Ivan Cruz. Carioca e autor de mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, as obras do artista são conhecidas também na Europa e fazem parte do projeto “Brincadeiras de Criança”, que também conta com oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas e cantigas de roda.

“Fico feliz por ter o meu trabalho contemplado por essa instituição, um trabalho criativo e pedagógico muito importante neste contexto tecnológico que nós vivemos, no qual as crianças saem do mundo real para o virtual e neste mundo infelizmente encontram, entre outras coisas a violência”, declarou Ivan, que apesar de não se opor ao uso da tecnologia pelas crianças, defende que o mesmo deve ser monitorado pelos pais e responsáveis.  >>>>>

Para a professora Vanessa Teonília Ferraz, que atua na Rede Municipal de Ensino há 20 anos, o projeto contribuiu de forma positiva para o aprendizado dos alunos. “Através da arte, da confecção de brinquedos e do brincar as crianças desenvolveram aspectos da coordenação motora e aprenderam sobre as cores e formas”. Outro exemplo de uso pedagógico da arte de Ivan Cruz é apresentado pelo próprio artista convidado. “Existe uma experiência em escola de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que foi a criação de um abecedário, no qual cada letra do alfabeto foi representada com imagens de brincadeiras infantis”, lembrou.

Na ocasião, a secretária adjunta de Educação, Dilvane Chagas, destacou o compromisso de toda a comunidade escolar com o projeto. “Hoje estas crianças vivem um momento ímpar, que marcará para sempre as suas vidas e certamente foi possível graças ao empenho de todos”.

Os pais também ficaram animados com os resultados dos projetos. Mãe do aluno Miquéias, a manicure Eleusa Rodrigues, percebeu mudanças na vida do filho. “O projeto foi muito bom e apresentou as crianças um mundo diferente com aquelas brincadeiras que a gente costumava brincar quando criança. Algumas ele já conhecia, outras, como amarelinha, descobriu aqui na creche”.

A programação segue nesta sexta-feira (14), com momentos de bate papo e brincadeiras com Ivan Cruz. Além disso, o artista pintará murais na escola.


Os comentários estão fechados.