A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista participou, neste mês de dezembro, do Global Stakeholder Event (GSE) 2018, nos Estados Unidos da América, no Museu da Ciência de Minnesota na cidade de Saint Paul, capital do estado de Minnesota. O evento promovido pelo HealthRise reuniu os resultados do projeto dos EUA, África do Sul, Índia e Brasil, países contemplados pela iniciativa.
Com o tema “Intercâmbio, Aprendizagem e Celebração” [“Exchange, Learning and Celebration”], o GSE abriu espaço para a divulgação de descobertas e aprendizados conquistados com o apoio do HealthRise. A representante da Secretaria Municipal de Saúde foi a enfermeira da Atenção Básica, Lara Raisa Cheles Vieira, coordenadora da área técnica de Saúde do Adulto e do Idoso. Segundo ela, foi um momento de confraternização e de compartilhamento dos resultados alcançados. “Importante salientar que o Brasil entrou no projeto depois dos demais países e teve somente dois anos para atingir os mesmos resultados que os outros tiveram 5 anos para atingir”, comentou.
O HealthRise é um programa da Fundação norte-americana Medtronic e foi implementado no Brasil em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). As duas cidades do país contempladas foram Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e Vitória da Conquista. Escolha feita com base nas carências de cada uma no tocante à detecção e controle da diabetes e da hipertensão.
Lara Cheles destacou que, além de marcar o encerramento do HealthRise, o encontro serviu para que se firmassem os objetivos de melhorar a saúde onde ele aconteceu: “foi um momento, também, para reforçar o compromisso com a sustentabilidade do programa e reafirmar que os municípios brasileiros contemplados têm as condições necessárias para dar continuidade às ações iniciadas em parceria com o HealthRise”, completou.