Intolerância Religiosa: ‘Panos Sagrados’ simbolizando a paz são rasgados de árvores em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Como todos nos anos, o BLOG DO ANDERSON acompanhou mais uma edição da Alvorada dos Ojás realizada no último dia 20 de janeiro em Vitória da Conquista. Na Praça Presidente Tancredo Neves o Povo de Santo de diversos Terreiros despachou o Padê, cerimônia que acontece sempre antes dos trabalhos, no caso o laço no entorno de árvores. “Como o Ojá é um tecido sagrado para o povo de religião de matriz africana, ele é amarrado nas árvores simbolizando a paz que a gente quer que tenha com todas as pessoas e principalmente com a gente, com nós Povo de Santo de Conquista”, disse Mãe Graça Alves de Souza, presidente da Rede Caminhos dos Búzios e do Movimento Ogum Xoroquê, ao BLOG DO ANDERSON durante o evento.

Essa ação fez parte da agenda do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, no entanto em menos de 24 horas após a cerimônia um grupo que estava na Praça Presidente Tancredo Neves, onde concedeu entrevista ao Bahia Meio Dia, programa da TV Sudoeste, foi hostilizado por um cidadão, cujo vídeo circulou pelo WhatsApp.

Na manhã desta terça-feira (29) outra notícia chegou ao BLOG DO ANDERSON que deixou muita gente indignada, entre elas o coordenador de Promoção da Igualdade Racial do Município de Vitória da Conquista, Alberto Gonçalves dos Santos. Todos os Panos Sagrados foram rasgados das árvores e lançado no lago. “Esse é uma afronta às religiões de matrizes africanas. Ali pede pez e não violência”, destacou Beto Gonçalves. Imagens da Central de Monitoramento estarão identificando os infratores para que possa ser registrado um Boletim de Ocorrência na 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.