Um voo da Avianca que seguia de Guarulhos, em São Paulo, para Miami, nos Estados Unidos, teve a rota desviada para San Juan, na ilha caribenha de Porto Rico, nesta quinta-feira (7). Em nota, a Avianca Brasil disse que o avião, um Airbus A330, “fez um pouso técnico” em San Juan nesta manhã. A companhia não detalhou as razões do procedimento, e disse que “está prestando todo suporte e assistência aos seus passageiros, trabalha para reduzir ao máximo o incômodo causado pela ocorrência e para que todos cheguem o mais breve possível no destino”. Informações do G1.
O site de monitoramento de voos FlightRadar24 mostrou que a aeronave fez o desvio quando estava prestes a sobrevoar Cuba – que fica no caminho entre o Brasil e a Flórida. O G1 entrou em contato com o Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba (IACC), que disse não poder responder sobre assuntos da companhia aérea brasileira.
Recuperação judicial
A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, entrou com pedido de recuperação judicial no mês passado, após anos de crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de aeronaves.
Sem poder pagar pelo arrendamento de aeronaves, a companhia decidiu pelo pedido de recuperação para evitar a reintegração de posse de 14 aviões. À época, a companhia argumentou que argumentou que a retomada ameaçava a viagem de cerca de 77 mil passageiros.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou nesta quinta-feira (7) que a Avianca Brasil está atrasando o salário de pilotos e comissários desde janeiro. Segundo os trabalhadores, a diária alimentação também não está sendo paga, bem como os depósitos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a contribuição previdenciária.