Personagens Conquistenses no Memorial Câmara: exposição presta homenagem a Maneca Grosso

Fotos: ASCOM | CMVC

Na noite dea quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu início aos trabalhos do Memorial Câmara com a exposição “Personagens Conquistenses”. O evento agrega valor à exposição permanente “Cenas Conquistenses – Câmara Municipal”. Nesse primeiro momento, a exposição retratará, durante 90 dias, a história do poeta, professor, jornalista e político Manoel Fernandes de Oliveira, popularmente conhecido como Maneca Grosso.

Além de Maneca Grosso, a exposição lembra também outras figuras ilustre que fizeram parte da política conquistense e que contribuíram para o desenvolvimento político, econômico e cultural do município. A grande maioria delas participaram de disputas políticas ferrenhas, como a dos Meletes e Peduros, ocorrida no período da República Velha, quando a ordem era ditada pelo coronelismo.

Durante o lançamento da exposição, que contou com a presença de familiares de Maneca Grosso, autoridades políticas, professores e da sociedade conquistense, houve declamação de poemas, a exibição de um vídeo com depoimentos sobre a vida do homenageado, além de um momento cultural com o músico Jânio Arapiranga.

O historiador Belarmino de Jesus destacou a tradição conquistense de buscar manter os registros de sua história. “Em nossa cidade nós temos uma tradição de buscar o registro do nosso passado, preservando aquilo que muitas vezes é transmitido apenas pela tradição oral”, disse ele. Em seguida fez um apanhado histórico do período em que Maneca Grosso contribuiu com a rica história da Imperial Vila da Vitória, que mais tarde se tornou a Vitória da Conquista que conhecemos.

Belarmino apontou que um espaço de memória como o Memorial Câmara é motivo de orgulho. “Fico mais uma vez orgulhoso com a nossa cidade”, concluiu. anoel Fernandes de Oliveira, mais conhecido como “Maneca Grosso”,  nasceu no dia 08 de maio de 1869, na então Imperial Vila da Vitória. Maneca Grosso pertencia à extensa família dos Gonçalves da Costa, era filho de Manoel Fernandes de Oliveira e Umbelina Maria de Oliveira, trineto de João Gonçalves da Costa (bandeirante que fundou o Arraial da Conquista) e neto de Luiz Fernandes de Oliveira (primeiro intendente e presidente da Câmara Municipal da Cidade de Coquista).


Os comentários estão fechados.